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Temperatura com intercooler

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    AVILA GTS
    escreveu em última edição por
    #9

    qual foi a explicação do xande a respeito dessa declaração?

    qto mais frio, mais denso. ou seja, até certo ponto, passa mais ar pelo mesmo vão. com menos esforço do compressor (entenda-se compressores grandes com rotores pesados , pressões altas e tal), o motor rende mais.

    isso alem do fato de se ter câmaras menos aquecidas e com menor tendência à detonação, o que permite trabalhar com uma curva de avanço mais agressiva, mais taxa (qdo necessário), mais pressão…até mesmo usar um combustivel com menor poder anti-detonante.

    a explicação foi baseado em dino, pois ele percebeu que a potencia vinha melhor com 45º de temperatura de ar, e abaixo disso e acima ele perdia potencia, só que não sei ate que ponto ele tem razão, pq concordo com vc plenamente, acredito que vale a pena vc sacrificar alguns pocotos e ter um motor mais confiavel.

    uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)

    antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays

    hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.

    e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.

    caraca gaucho 25º, eu com 33/40º achava que estava frio demais

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      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #10

      a explicação foi baseado em dino, pois ele percebeu que a potencia vinha melhor com 45º de temperatura de ar, e abaixo disso e acima ele perdia potencia, só que não sei ate que ponto ele tem razão, pq concordo com vc plenamente, acredito que vale a pena vc sacrificar alguns pocotos e ter um motor mais confiavel.

      avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. É preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

      45º então é o valor padrão ?

      porque 45º?

      dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

      na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

      esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

      temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

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      • G Offline
        G Offline
        Gaucho
        escreveu em última edição por
        #11

        [quote name= avila gts date= 28 december 2009 - 12:30 pm

        caraca gaucho 25º, eu com 33/40º achava que estava frio demais

        meu pirômetro só marca temperatura positiva

        fui a sampa uns meses atrás e tava marcando 13º graus no termômetro de painel na dutra mantendo uns 140 km/h

        o pirômetro da admissão marcava 000º

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        • B Offline
          B Offline
          biohazard
          escreveu em última edição por
          #12

          uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)

          antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays

          hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.

          e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.

          gaucho, então tem alguma coisa errada com o seu pirômetro.. é impossível, sem uma intervenção ativa de um meio externo, a temperatura estar mais fria que a ambiente. levando em conta que o ic nada mais faz que uma troca de calor não tem como o resultado ser mais frio que o ambiente.

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          • G Offline
            G Offline
            Gaucho
            escreveu em última edição por
            #13

            é impossível, sem uma intervenção ativa de um meio externo, a temperatura estar mais fria que a ambiente.

            eu tb pensava assim.

            instale 1 bom ic e perceberá isso.

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              AVILA GTS
              escreveu em última edição por
              #14

              avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. é preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

              45º então é o valor padrão ?

              porque 45º?

              dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

              na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

              esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

              temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

              concordo com vc plenamente carol, precisava de alguem com sua experiencia para me ajudar a entender essa colocação do xande, valeu.

              meu pirômetro só marca temperatura positiva

              fui a sampa uns meses atrás e tava marcando 13º graus no termômetro de painel na dutra mantendo uns 140 km/h

              o pirômetro da admissão marcava 000º

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                16volts
                escreveu em última edição por
                #15

                vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                1 Resposta Última resposta
                • 1 Offline
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                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    Tucano
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    esse é um item que certamente irei colocar no meu carro juntamente com o radiador de oleo.

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                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. é preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

                      45º então é o valor padrão ?

                      porque 45º?

                      dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

                      na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

                      esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

                      temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

                      sem a menor sombra de duvidas… a teoria e a pratica andam juntas, pois a teoria nada mais é do que a explicação do que acontece na pratica.

                      inclusive pode até ser que com 45°c renda melhor... um chute totalmente aleatório como exemplo, pode ser a temperatura em que o combustivel usado conseguia ser mais volátil e não condensava no coletor... não se sabe dizer... mas tbm não se pode aceitar como regra porque esses 45°c pode ser apenas uma questão de particularidade, ou seja pra aquela condição particular é onde mais rendeu.

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                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                        umidade na superfície ?

                        dentro some na 1ª pressurizada….....e fora acho muito difícil pois aqui no rio não baixa de 30º

                        onde seria essa umidade ?

                        1 Resposta Última resposta
                        • * Offline
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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          gaucho, aqui tb é beeem quente, e meu ic fica geladinho la no final da comeia. não tenho pirômetro na admissão pra saber ao certo a temperatura ali no momento.

                          a mufla algumas vzs ficou molhada por fora após acelerar de 4ª marcha.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
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                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            um radiador passivo q pelo jeito ta conseguindo temperaturas abaixo de 0ºc onde esta se observando condensação? :nnn:

                            como eu ja vi por aki mesmo akele sistema de pulverizar agua no intercooler pensei q estavam tratando disso qnt a umidade, sem ja é assim, imagino nakele sistema sovietico total

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              uma simples troca térmica por convecção não teria tal rendimento…

                              duas explicações aceitaveis (na teoria):

                              • internamente o intercooler é projetado como um tubo venturi... tem uma pressão maior na entrada do que na saida, assim poderia ter temperatura abaixo do que a externa. (delta de pressão bem grande)

                              • internamente no intercooler, o vapor d água presente no ar condensa. com isso há uma troca de calor latente, o que consumiria uma energia térmica do ar imensa, gerando também a temperatura abaixo da externa.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                Gaucho
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                esse é o meu pensamento

                                …........... a lei dos gases afirma que a pressão exercida por um gás é proporcional a sua densidade e temperatura absoluta. assim, um acréscimo na temperatura ou na densidade causa um aumento na pressão, se a outra variável (densidade ou temperatura) permanece constante. por outro lado, se a pressão permanece constante, um decréscimo na temperatura resulta em aumento na densidade e vice versa.

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  O Esmerilhador
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  vou falar uma besteira aqui. é um axometro

                                  talvez um fluxo de ar muito frio pode atrasar a detonação dentro do cilidnro e fazer perder rendimento.

                                  favor não considerar meu post, é apenas um supositório rs

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #25

                                    vou falar uma besteira aqui. é um axometro

                                    talvez um fluxo de ar muito frio pode atrasar a detonação dentro do cilidnro e fazer perder rendimento.

                                    favor não considerar meu post, é apenas um supositório rs

                                    andre,

                                    nao considerando o post, mas, frio por frio, nitro é frio paca e nao atrasa a detonacao, nem tao pouco perde rendimento.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      #26

                                      andre,

                                      nao considerando o post, mas, frio por frio, nitro é frio paca e nao atrasa a detonacao, nem tao pouco perde rendimento.

                                      e ai esta a derrubada do lance dos 45°c, o nitro congela as camaras e faz é render horrores

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        #27

                                        e ai esta a derrubada do lance dos 45°c, o nitro congela as camaras e faz é render horrores

                                        isso que eu quis dizer de uma forma simples.

                                        nao tem nada de ruim em ar realmente frio na admissao.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • * Offline
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                                          #28

                                          e ai esta a derrubada do lance dos 45°c, o nitro congela as camaras e faz é render horrores

                                          exato.

                                          e tem gente q injeta nitro na entrada do ic. ai a temperatura abaixa ainda mais.

                                          1 Resposta Última resposta

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