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5.5 bar de combustivel

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    rbsmontemor
    escreveu em última edição por
    #8

    amigo, uso os iwp043 também e esses dias eu tirei eles e passei na máquina. coloquei até 5 bar de pressão neles e permaneceram estancados. não coloquei mais pressão do que isso, lembrando que meus bicos são originais(não retrabalhados), acredito que é melhor você retrabalhar eles, manda pro dalton, pouca coisa não vai nem alterar o leque e você tem margem de potência.

    abraço

    fora algumas raras excessões, os bicos vão sempre permanecer fechados quando aumenta-se a pressão de combustível. pela forma de construção deles, o que acontece quando aumenta-se a pressão de combustível é que o tempo morto (dead time) vai aumentando até o ponto onde os bicos não abrirão mais.

    existem alguns bicos de competição que a construção interna deles é invertida, de forma que quanto mais pressão é colocada, menor é o deadtime e a tendência é que eles comecem a gotejar se a pressão for muito alta (coisa de mais de 10 bar).

    5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

    na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

    acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

    nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

    independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?

    na verdade o regulador só vai conseguir realmente "regular" a pressão se a bomba tiver uma curva de vazão x pressão que consiga suprir o consumo dos bicos.

    a 2 bar de pressão pode ser que a bomba original tenha vazão para suprir os 160cvs. a 5 bar de pressão é possível que não tenha vazão o suficiente, e quando o consumo chegar no limite de vazão da bomba (a 5 bar por exemplo), a pressão vai começar a cair.

    curva típica de uma bomba de combustível:

    gsl392-fuel-pump-flow-chart.jpg

    note que a pressão cai conforme aumenta a vazão e vice versa.

    se fosse utilizada esta bomba, a 5bar (~70psi) a vazão seria no máximo entre 55 e 60 galões por hora (gph) @ 13.5v. se o consumo de combustível pelos bicos for maior que esta vazão (hipoteticamente, nem sei que bomba é esta do gráfico), a pressão vai começar a cair.

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    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #9

      5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

      na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

      acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

      nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

      independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?

      desculpe nao vi sua resposta!

      tem 10,4:1

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      • N Offline
        N Offline
        Nando Moura
        escreveu em última edição por
        #10

        exatamente como o raphael falou, mas em outras palavras sua bomba original de pico chega a 6 bar,mas alimentando o carro em alta não da 5 bar nem a pau, se marcar nem os 3,5 que pede na tabela, o certo era um retrabalho da vazão dos bicos, ou substituição da bomba e linha.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #11

          pois eh, o carro ainda está montando mas, fazendo umas contas aqui, acho que nao vai precisar de tanto nao, pois:

          o carro usa bico de 200cc/min ( original )

          com a conversão para alcool, os bicos pediriam 270cc/min

          • os 40% a mais de vazão para a pressão do turbo, seria necessário 378cc/min

          o iwp 043 a 3 bar tem 329cc

          já a 4 bar, a vazao é de 377cc/min

          com 4.4 bar é para alimentar ( 4bar + diferencial ).

          no máximo coloco uma resistencia no sensor de temperatura para enganar a injeção e aumentar o ti.

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          • N Offline
            N Offline
            Nando Moura
            escreveu em última edição por
            #12

            skiper, não por nada mas só na conversão de gasolina pro alcool vc ja teria que usar 30% mais vazão dos bicos,oque pode até ser compensado com pressão de combustivel, e quando a sonda detectar falta a proprio sistema aumenta o tempo de injeção sem nessecidade de resistencia, mas não creio que os bicos consigam alimentar sem retrabalho, por mais que a teoria te diga isso!!!!

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #13

              usei 35% de aumento na conversão ali… acho que só testando mesmo, porque está no limite!

              todas as formas que calculo dá 150cv certinho e tá meio que certo mesmo pq segundo a própria marelli esses bicos alimentam até 50cv por cilindro, isso na gasolina, no alcool com 35% de aumento de injeção esse valor cai para 37,5cv - de novo dá 150cv os 4 bicos.

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              • M Offline
                M Offline
                Milan
                escreveu em última edição por
                #14

                po, n é bom trabalhar c uma margem nisso nao?¿ mesmo que pequena?¿

                pq ficar no limite o tempo todo, se um nao bater o limite pode ser preju.

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                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  o caso eh q nos vamos ficar discutindo ate amanha rs

                  esse motor vai ter potencia, potencia especifica, taxa dinamica e ponto bem antes do limite. mal vai ter 100cv/l.

                  nao eh qquer faltinha q vai fzer o estrago q faz um 1.6 com 300cv.

                  mesmo o ponto, onde a maioria so troca combustivel e taca pressao sem mexer, eu vou tirar 1,5 ou 2 graus cada 0,1kg.

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                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    a vazao nao é aumentada proporcionalmente ao aumento de pressao, bem longe disso….

                    seja a potencia q for e a cc a falta com turbo vai dar quebra

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      rbsmontemor
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      a vazão aumenta de acordo com a raiz da razão de elevação / redução.

                      por exemplo, de 3 para 4 bar seria: raiz(4/3) que resulta em 1,1547, ou 15,47% de aumento de vazão.

                      entra em jogo a elevação do tempo morto e outros fatores…mas a grosso modo aumenta 15%.

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                      • N Offline
                        N Offline
                        Nando Moura
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        que calculo loco é esse,passa pra nós mastigadinho raphael!

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          rbsmontemor
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          É o resultado da raiz quadrada da divisao das pressões.

                          pressão nova dividida pela pressão antiga. depois tira a raiz quadrada disso e pronto!

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
                            N Offline
                            Nando Moura
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            que da hr veleu!!!

                            1 Resposta Última resposta

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