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  4. Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.

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  • ? Offline
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    Visitante
    escreveu em última edição por
    #18

    eu sinceramente não consigo entender pq é que se usa bico monstro para alimentar o carro de baixa / fase aspirada. :d

    não seria mais coerente usar 4 multi relativamente magrinhos pra fase aspirada (o suficiente pra fazer o motor virar sem pressão) e montar 4 mono pra fase pressurizada?

    :d

    [snapback]271327[/snapback]

    claro, concordo contigo, e é bem a forma que meu carro esta regulado, com o carburador na medida certa (q alimenta legal, mas sem e todo o volume necessário pra alta) + um bico de monza monoponto alcool com vazão aumentada em 60% + uma bomba de gti só pra esse bico.

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    • E Offline
      E Offline
      ernest
      escreveu em última edição por
      #19

      eu sinceramente não consigo entender pq é que se usa bico monstro para alimentar o carro de baixa / fase aspirada. :d

      não seria mais coerente usar 4 multi relativamente magrinhos pra fase aspirada (o suficiente pra fazer o motor virar sem pressão) e montar 4 mono pra fase pressurizada?

      :d

      [snapback]271327[/snapback]

      claro

      mas esse é o certo de ser fazer só que a maioria não faz, porque ?

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        SeaL
        escreveu em última edição por
        #20

        claro

        mas esse é o certo de ser fazer só que a maioria não faz, porque ?

        [snapback]271405[/snapback]

        pq preparação não é uma ci?ncia exata…

        2 motores idênticos, com equipamentos idênticos e o mesmo preparador, nas mesmas condições de medição com certeza terão diferenças entre as potências...

        cada preparador tem sua raz?o de fazer do jeito dele... é o mesmo que discutir sobre mulher bunita... hehehe...

        pode haver um conscenso... mas cada um vai ter a sua opinião sobre o assunto...

        quanto ao assunto dos bicos... hehe...

        alguém pode por favor me dizer quando eh que um bico torna-se bruto (de grande vaz?o)? quantas lb/h ou cc/m que definem a barreira do baixa vaz?o/alta vaz?o ?

        valeus

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overrr
          escreveu em última edição por
          #21

          uma dúvida que tenho em relação a bico é a seguinte. ja me falaram varias vezes que a vazão para bicos de alcool tem que ser 30% maior que gasolina, eu assino a revista turbo magazine e acompanho varios carros de fora, e em 3 anos so vi 2 carros andando com bico suplementar, um civic com metanol e um supra. la fora os maiores bicos que ja vi vendendo são da rc 160lbs ou 1600cc, nunca vi maiores e la não existe bico retrabalhado, pois é muita mais facil para eles comprar tudo novo. aqui no brasil carros em torno de 500 hp já estao prescisando de 8 bicos para serem alimentados, ou se forem manter 4 bicos precisam de bicos muito maiores que os disponíveis, tanto que la so exite 1 controlador de bico que é fabricado pela hks, nenhuma outra fabrica controladores de bico.

          então como que diabos eles fazem para alimentar os skylines, supra e outros carros que chegam perto dos 1000hp somente com 1 bico por cilindro?? exemplo disso que eu postei em outro tópico o golf da dahlback… 900hp com 5 bicos (motor 5 cilindros), os bicos de alguns dos skylines perto dos 800 hp que ja vê são de 1000cc ou 100lbs... ta certo que eles andam na gasolina entao para compensar os 30%, para andar no alcool aqui os bicos seria de 1300cc ou 130 lbs....

          tem algum fundamento ou estou completamente enganado??

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #22

            uma dúvida que tenho em relação a bico é a seguinte. ja me falaram varias vezes que a vazão para bicos de alcool tem que ser 30% maior que gasolina, eu assino a revista turbo magazine e acompanho varios carros de fora, e em 3 anos so vi 2 carros andando com bico suplementar, um civic com metanol e um supra. la fora os maiores bicos que ja vi vendendo são da rc 160lbs ou 1600cc, nunca vi maiores e la não existe bico retrabalhado, pois é muita mais facil para eles comprar tudo novo. aqui no brasil carros em torno de 500 hp já estao prescisando de 8 bicos para serem alimentados, ou se forem manter 4 bicos precisam de bicos muito maiores que os disponíveis, tanto que la so exite 1 controlador de bico que é fabricado pela hks, nenhuma outra fabrica controladores de bico.

            então como que diabos eles fazem para alimentar os skylines, supra e outros carros que chegam perto dos 1000hp somente com 1 bico por cilindro?? exemplo disso que eu postei em outro tópico o golf da dahlback… 900hp com 5 bicos (motor 5 cilindros), os bicos de alguns dos skylines perto dos 800 hp que ja vê são de 1000cc ou 100lbs… ta certo que eles andam na gasolina entao para compensar os 30%, para andar no alcool aqui os bicos seria de 1300cc ou 130 lbs....

            tem algum fundamento ou estou completamente enganado??

            [snapback]271464[/snapback]

            tb fui assinante dessa revista e ja vi muitos carros com bico extra, 2…3...4 bicos até.

            e o golf dahlback não tem 5 bicos, ele tem 10 bicos.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Ricardo
              escreveu em última edição por
              #23

              tanto que la so exite 1 controlador de bico que é fabricado pela hks, nenhuma outra fabrica controladores de bico.

              acho que não, hein

              http://www.nolimitmotorsport.com/greddy/el…nics.html#rebic

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overrr
                escreveu em última edição por
                #24

                ? tinha esquecido do controlador da greddy….

                ka onde estão os bidos do golf?? oque ele usa para controlar ?? e sobre o resto doque eu falei ta certo ?? e os sky e supra ?

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overrr
                  escreveu em última edição por
                  #25

                  verdade o golf tem 10 bicos, só agora reparei

                  mas o polo não

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    streit
                    escreveu em última edição por
                    #26

                    o lance é o seguinte: pra converter lbs/h para cc/m multiplique (já tá arredondando, ok ? ?) por 9,5.

                    [snapback]271281[/snapback]

                    pelo que vi no site, o valor é 10,5.

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #27

                      ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

                      agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

                      motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

                      500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

                      multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

                      usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SeaL
                        escreveu em última edição por
                        #28

                        ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

                        agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

                        motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

                        500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

                        multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

                        usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

                        [snapback]271553[/snapback]

                        peeeeeeeerae….deixa eu entender esta f?rmula...

                        500 = cavalaria a ser alimentada

                        0,5 = bfsc (qual a f?rmula pra calculo disso?)

                        8 = número de bicos?

                        0,8 = ???? (abertura do bico em %?)

                        pq eu tentei fazer o calculo reverso...

                        c = cavalaria a ser alimentada...

                        sendo:

                        ((c x 0.5)/ 8) x 0,8 = 25lb/h

                        (c x 0.5)x 0.8 = 25 x 8

                        (c x 0.5)x 0.8 = 200

                        (c x 0.5) = 200 / 0.8

                        (c x 0.5) = 250

                        c = 250 / 0.5

                        c = 500hpo

                        eh isso?

                        no caso, 8 bicos injetores supririam 500hp, não sendo errado portanto dividir 500 / 8 = 62.5hp pra cada bico de 25lb/h...

                        eh isso o eu fiz uma grande e errada conta estápida ?

                        :d

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gelais
                          escreveu em última edição por
                          #29

                          fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

                          o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

                          só para comparação com esse resultado do site…..

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SeaL
                            escreveu em última edição por
                            #30

                            fiz as contas aqui (não conferi se tem erros). esse bico de 160 lb/h daria uma vazão de 1210 ml/min.

                            o bico de 40 ml/min daria uma vazão de 5,34 lb/h.

                            só para comparação com esse resultado do site…..

                            [snapback]271569[/snapback]

                            qual a f?rmula que tu usa pra transformar lb/h pra ml/min???

                            :d

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              streit
                              escreveu em última edição por
                              #31

                              ? nisso que da o cara ter preguiça de abrir o site.. tsc tsc.

                              f?rmula para se obter quantidade de bicos e converter as unidades:

                              essa daqui é pra quem quer aumentar apenas a pressão na linha de combustável mantendo o mesmo bico:

                              mais moleza que isso só maria mole.

                              bfsc está relacionado com o tipo do motor e preparação, é um valor obtido empiricamente que se chegou a um concenso, segundo o site:

                              _* brake specific should be:

                              .45 to .50 for naturally aspirated engines,

                              .55 to .60 for supercharged engines,

                              and .60 to .65 for turbocharged engines._

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #32

                                agradeão a força ae streit…. mas não é questão de preguiça... aqui eh bloqueado como vc pode perceber pela imagem...

                                se eu tivesse com preguiça eu pura e simplismente deixaria na mão do meu preparador e tocava um foda-se…

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  streit
                                  escreveu em última edição por
                                  #33

                                  hahahaha, tranquilo, perai:

                                  vazão do bico = (potência x bfsc) / (n? de bicos x %de abertura do bico)

                                  agora mudando a pressão na linha:

                                  nova vazão do bico = [raiz quadrada(nova pressão/antiga pressão)] x vazão antiga

                                  ps: se for deixar na mão do teu preparador e tacar um foda-se, cuidado hein, tem cada cara por aí… :d

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    maurício
                                    escreveu em última edição por
                                    #34

                                    eh assim ?… como o streit jah postou...

                                    cvxbsfc = tamanho do bico em lbs/hr para utilização de gasolina…

                                    nbixciclo

                                    nbi= numero de bicos injetores

                                    ciclo em %( por exemplo, usa 0,8 para 80% de ciclo)

                                    para o uso de alcool de posto o tamanho dos bicos deve ser em média 65% maior e para metanol seria 95% maior ... mas jah vi pessoas usando 110% para metanol...

                                    a tranformação de lbs/h para ml/min deve ser igual a tranformação de lbs/h para cc/min... pois 1cc=1ml....

                                    e sobre o bsfc...

                                    0.40 para carros originais aspirados

                                    0.45 para aspirados pesados

                                    0.50 é 0.55 para superchargers e/ou turbo de rua

                                    0.60 é 0.65 para turbo de competição...

                                    eh assim q eu aprendi...

                                    t+ galera...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #35

                                      ou seja, um bico com vazão de 160 lb/h representa o mesmo que um bico de 1680 ml/min.

                                      agora, usando o bfsc para determinar a quantidade de bicos de um motor, teremos:

                                      motor hipot?tico de 500hp, 8 bicos injetores operando em 80% e usando bfsc = 0,5.

                                      500 x 0,5 / 8 x 0,8 = 39 lb/h cada injetor.

                                      multiplicando por 10,5 = 410 ml/min.

                                      usando essa mesma lágica, um bico de 160lb/h com bfsc de 0,5 alimenta hipot?ticos 256hp.

                                      [snapback]271553[/snapback]

                                      então teoricamente um motor de 500 hp so precisaria de 2 bicos de 160lbs/h ?? ou entao 4 bicos com 60lbs/h ??? quatro bicos extras de 160lbs/h está sendo uma exageiro dos grande ?

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                                        #36

                                        no site da fuel tech tem uma calculadora de tamanho de bico..

                                        www.fueltech.com.br la no canto inferior esquerdo.

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                                          #37

                                          essas formulas ai apresentadas são para uso com gasolina? são do site da rc né? entao teria que calcular 30% a mais certo??

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