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Atraso de ponto por gerenciador

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    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #80

    tirando uma parte q fugiu do assunto, esse tpc merecia ir pro hot hem…

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    • D Offline
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      daniel_fabricio
      escreveu em última edição por
      #81

      eu faria diferente: ja q vc baixou o ponto e o resultado ficou semelhante como tava antes com mais ponto, deixaria então com menos ponto e pouparia o conjunto. só que agora ja foi =(

      [snapback]455861[/snapback]

      vou tirar férias da turbina por um tempo… e que venha o aspiradinho

      :ohoh:

      1 Resposta Última resposta
      • D Offline
        D Offline
        daniel_fabricio
        escreveu em última edição por
        #82

        bacana. você que fez?

        [snapback]455867[/snapback]

        fiz o que é o gerenciador é ehheeh não…

        www.hardwarecar.com.br

        esse modelo que eu tenho é bem antigo.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
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          GTi-T
          escreveu em última edição por
          #83

          a minha idéia inicial quando criei o tópico foi justamente ele virar hot :d :ohoh:

          se os moderadores quiserem editar os posts fora do assunto, tudo bem.

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
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            escreveu em última edição por
            #84

            vou tirar férias da turbina por um tempo… e que venha o aspiradinho

            :ohoh:

            [snapback]455869[/snapback]

            depois de tudo isso q vc passou, agora vai desistir? :d

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
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              Visitante
              escreveu em última edição por
              #85

              mas aí não está perdendo potência?

              [snapback]455865[/snapback]

              se o rendimento ficou igual, não perdeu potencia.

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                daniel_fabricio
                escreveu em última edição por
                #86

                depois de tudo isso q vc passou, agora vai desistir?  :ohoh:

                [snapback]455977[/snapback]

                eu perdi a paciência com um monte de coisa, o transito de curitiba está de lascar, tá tudo cheio de radar, meu carro não é regularizado (se regulariza o seguro fica um absurdo, então é tudo uma faca de dois gumes), o carro tá desconfortável pré andar no dia a dia, e ainda não tirei tudo o que o carro pode dar por falta de tempo, trabalho o dia inteiro e etc… então a tend?ncia ?: ou monta um carro de pista e desmonta o carro de rua. carro de pista pré mim é financeiramente inviável e chato, então farei um downgrade mesmo sabendo que talvez eu possa me arrepender... mas também nada impede de eu montar tudo de novo numa estrutura melhor (outro carro e motor).

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
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                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #87

                  eu perdi a paciência com um monte de coisa, o transito de curitiba está de lascar, tá tudo cheio de radar, meu carro não é regularizado (se regulariza o seguro fica um absurdo, então é tudo uma faca de dois gumes), o carro tá desconfortável pré andar no dia a dia, e ainda não tirei tudo o que o carro pode dar por falta de tempo, trabalho o dia inteiro e etc… então a tend?ncia ?: ou monta um carro de pista e desmonta o carro de rua. carro de pista pré mim é financeiramente inviável e chato, então farei um downgrade mesmo sabendo que talvez eu possa me arrepender... mas também nada impede de eu montar tudo de novo numa estrutura melhor (outro carro e motor).

                  [snapback]455982[/snapback]

                  :ohoh:

                  triste de ler isso…

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #88

                    eu perdi a paciência com um monte de coisa, o transito de curitiba está de lascar, tá tudo cheio de radar, meu carro não é regularizado (se regulariza o seguro fica um absurdo, então é tudo uma faca de dois gumes), o carro tá desconfortável pré andar no dia a dia, e ainda não tirei tudo o que o carro pode dar por falta de tempo, trabalho o dia inteiro e etc… então a tend?ncia ?: ou monta um carro de pista e desmonta o carro de rua. carro de pista pré mim é financeiramente inviável e chato, então farei um downgrade mesmo sabendo que talvez eu possa me arrepender... mas também nada impede de eu montar tudo de novo numa estrutura melhor (outro carro e motor).

                    [snapback]455982[/snapback]

                    espero que vc não se arrependa depois de tanto investimento e diversões q teve.

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      GTi-T
                      escreveu em última edição por
                      #89

                      pensei e estudei um jeito :ohoh: de determinar esses par?metros do ponto da minha injeção.

                      assim que eu tiver os resultados, eu posto aqui o método que fiz e o resultado.

                      :d

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        marcioap
                        escreveu em última edição por
                        #90

                        ja que o assunto é ponto, quero q tirem uma duvida minha.

                        digamos que numa ie mi, com borboleta 100% aberta, o map marcando 1bar(presão atmosferica) a temperatura do ar admitido seja de uns 30 graus e com tudo isso a 6000rpm eu tenha 35 graus de avanço, o que vai acontecer si quando eu estiver a 6000rpm puxando uma 5? marcha eu aliviar un pouco o po de maneira q o motor fique nesta rotação e não gire mais. ao aliviar o po, a borboleta fecharia, aumentando o vacuo fazendo o ponto, subir ou baixar??? essa é minha duvida.

                        no ejemplo acima, digamos que seja un carro turbo com un gerenciador de ponto que atraza x de ponto por x de presão. ai eu regulo ele pra atrazar 10 graus com 1bar de presão, minha duvida ?, entrou 1bar ele atraza os 10graus independente da rotação certo? e neste caso, digamos que eu comeão a puxar ele en 2? marcha, ai entrou 1bar, ele atraza 10 graus, ficando 25 graus com 1bar a 6000rpm puxo todas as marchas até 6k e quando chegar en 6000rpm en 5? eu alivio un pouco o po de maneira a ficar nesta rotação e não girar mais a ponto de cortar, aliviando o po a borboleta vai fechar e tal, e ai, o que acontece? si eu estive-se com 100% de borboleta e 1bar eu estaria a 25graus, mais no caso da borboleta fechar un pouco, a presão tambein vai cair, o que vai acontecer com o ponto? não seria facil de quebrar nestas condições?

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
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                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #91

                          ja que o assunto é ponto, quero q tirem uma duvida minha.

                          digamos que numa ie mi, com borboleta 100% aberta, o map marcando 1bar(presão atmosferica) a temperatura do ar admitido seja de uns 30 graus e com tudo isso a 6000rpm eu tenha 35 graus de avanço, o que vai acontecer si quando eu estiver a 6000rpm puxando uma 5? marcha eu aliviar un pouco o po de maneira q o motor fique nesta rotação e não gire mais. ao aliviar o po, a borboleta fecharia, aumentando o vacuo fazendo o ponto, subir ou baixar??? essa é minha duvida.

                          no ejemplo acima, digamos que seja un carro turbo com un gerenciador de ponto que atraza x de ponto por x de presão. ai eu regulo ele pra atrazar 10 graus com 1bar de presão, minha duvida ?, entrou 1bar ele atraza os 10graus independente da rotação certo? e neste caso, digamos que eu comeão a puxar ele en 2? marcha, ai entrou 1bar, ele atraza 10 graus, ficando 25 graus com 1bar a 6000rpm puxo todas as marchas até 6k e quando chegar en 6000rpm en 5? eu alivio un pouco o po de maneira a ficar nesta rotação e não girar mais a ponto de cortar, aliviando o po a borboleta vai fechar e tal, e ai, o que acontece? si eu estive-se com 100% de borboleta e 1bar eu estaria a 25graus, mais no caso da borboleta fechar un pouco, a presão tambein vai cair, o que vai acontecer com o ponto? não seria facil de quebrar nestas condições?

                          [snapback]456749[/snapback]

                          nao sei a estrategia num injetado, mas no carburado, caso ainda estivesse sendo usado o avanço a vacuo ( o correto é desliga-lo ) o ponto estaria sendo adinatado sim…. mas pensa q vai ter menos ar entrando assim a taxa dinamica cai...

                          edit: acho q me expressei mal...

                          o ponto só começaria a adiantar no momento q a borboleta estivesse suficientemente fechada para não haver mais pressao positiva e sim vacuo no coletor ( pos borboleta )

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #92

                            nao sei a estrategia num injetado, mas no carburado, caso ainda estivesse sendo usado o avanço a vacuo ( o correto é desliga-lo ) o ponto estaria sendo adinatado sim…. mas pensa q vai ter menos ar entrando assim a taxa dinamica cai...

                            edit: acho q me expressei mal...

                            o ponto só começaria a adiantar no momento q a borboleta estivesse suficientemente fechada  para não haver mais pressao positiva e sim vacuo no coletor ( pos borboleta )

                            [snapback]456768[/snapback]

                            teoricamente a inj, faz a mesma caisa.. so que mais eficiente…

                            1 Resposta Última resposta
                            • O Offline
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                              overspeed
                              escreveu em última edição por
                              #93

                              ja que o assunto é ponto, quero q tirem uma duvida minha.

                              digamos que numa ie mi, com borboleta 100% aberta, o map marcando 1bar(presão atmosferica) a temperatura do ar admitido seja de uns 30 graus e com tudo isso a 6000rpm eu tenha 35 graus de avanço, o que vai acontecer si quando eu estiver a 6000rpm puxando uma 5? marcha eu aliviar un pouco o po de maneira q o motor fique nesta rotação e não gire mais. ao aliviar o po, a borboleta fecharia, aumentando o vacuo fazendo o ponto, subir ou baixar??? essa é minha duvida.

                              [\quote]

                              depende da central, mas em termos gerais ao aliviar o po deixa de ser wot portanto geralmente usa uma curva com mais ponto…se vc estiver com carga máxima ainda (uma subida ou o motor em plena potência) o vêcuo pouco se alterar? na estabilizada porque vc precisa gerar uma certa potência pra manter a velocidade ..se aumentar o vêcuo (diminuir a pressão no coletor) e/ou sair de curva de wot o ponto aumenta

                              no ejemplo acima, digamos que seja un carro turbo com un gerenciador de ponto que atraza x de ponto por x de presão. ai eu regulo ele pra atrazar 10 graus com 1bar de presão, minha duvida ?, entrou 1bar ele atraza os 10graus independente da rotação certo? e neste caso, digamos que eu comeão a puxar ele en 2? marcha, ai entrou 1bar, ele atraza 10 graus, ficando 25 graus com 1bar a 6000rpm puxo todas as marchas até 6k e quando chegar en 6000rpm en 5? eu alivio un pouco o po de maneira a ficar nesta rotação e não girar mais a ponto de cortar, aliviando o po a borboleta vai fechar e tal, e ai, o que acontece? si eu estive-se com 100% de borboleta e 1bar eu estaria a 25graus, mais no caso da borboleta fechar un pouco, a presão tambein vai cair, o que vai acontecer com o ponto? não seria facil de quebrar nestas condições?

                              [snapback]456749[/snapback]

                              o ponto vai aumentar sim… se vai quebrar depende.... cada carro tem um acerto diferente de ponto entre wot e meia carga... tem carro que tem apenas 2 ou 3? de diferença..tem carro que chega a mais de 6?...

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                marcioap
                                escreveu em última edição por
                                #94

                                o ponto vai aumentar sim… se vai quebrar depende.... cada carro tem um acerto diferente de ponto entre wot e meia carga... tem carro que tem apenas 2 ou 3? de diferença..tem carro que chega a mais de 6?...

                                [snapback]456784[/snapback]

                                neste caso ai, dependeria do sistema q esta sendo usando pra fazer o atrazo de ponto certo, faz o atrazo por presão e rotação não ter por que quebrar né? desde que o atrazo seja o correto, não sendo pouco, nem muito fazendo esquetar tudo.

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #95

                                  neste caso ai, dependeria do sistema q esta sendo usando pra fazer o atrazo de ponto certo, faz o atrazo por presão e rotação não ter por que quebrar né? desde que o atrazo seja o correto, não sendo pouco, nem muito fazendo esquetar tudo.

                                  [snapback]456800[/snapback]

                                  vou lhe responder com uma pergunta… se a fabrica, pra fazer o acerto de um motor aspirado (que teoricamente tem metade das condições de uso de um turbo com 1bar) usa pelo menos 2 familias de curvas (ou seja duas situações diferentes) pra wot e meia carga não seria o caso do atrasador tbm diferenciar estas condições ?

                                  afinal digamos que em wot venham 32? de ponto final e vc atrase 10? pra ficar com 22?...a? ao sair de wot em vez de 32? vê para 38 ou 39? sendo atrasado para 29?...será que não é suficiente pra quebrar canaleta ?

                                  entendeu porque eu prefiro mapear do que usar um atrasador linear...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #96

                                    mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…

                                    muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto... e por mistura idem...

                                    caso vc tire o pe pouco o suficiente pra manter condições de quebra, então seja lá qual for o gerenciador que vc use, vai continuar funcionando quase como se fosse em wot, e portanto , tambem não quebra...

                                    resultado: (bem regulado) em wot, não quebra, e sem ser em wot, não quebra igualmente...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #97

                                      mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…

                                      muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto... e por mistura idem...

                                      caso vc tire o pe pouco o suficiente pra manter condições de quebra, então seja lá qual for o gerenciador que vc use, vai continuar funcionando quase como se fosse em wot, e portanto , tambem não quebra...

                                      resultado: (bem regulado) em wot, não quebra, e sem ser em wot, não quebra igualmente...

                                      [snapback]456847[/snapback]

                                      concordo. nunca ouvi falar de nenhuma quebra em carga parcial por causa de avanço…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        #98

                                        eu também tinha esta dúvida.

                                        bom confirmar assim.

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                                          #99

                                          mas quando o carro não está em wot, por menor que seja a tirada de po a carga no motor cai drasticamente, não sendo mais necessário nem mesmo mistura perfeita, quanto mais uns pontinhos a menos no atraso de ponto…

                                          isso depende da pressão que o turbo trabalha, tem carro q com meio pedal ja tem quase 2 bar de pressão. ai se grilar…

                                          o unico caso (talvez seja o q vc quis dizer) é se vc ta em wot e tira o po a ponto de abrir a prioridade e descarregar toda a pressão.

                                          muito difácil carro sem ser em wot quebrar por ponto, pq não grila, não aquece tanto… e por mistura idem...[snapback]456847[/snapback]

                                          o volume de combustivel é proporcional a abertura da borboleta. o motor pode estar com as c?maras aquecidas mesmo em baixa rotação/pouca aceleração.

                                          concordo. nunca ouvi falar de nenhuma quebra em carga parcial por causa de avanço…

                                          [snapback]456851[/snapback]

                                          depende de qto que o ponto avan?a, depende da relação do cambio, depende da marcha q está. pode grilar mesmo sem estar de po no fundo.

                                          obs: nesse post estou falando de carros com muita pressão e/ou com erros de ajuste com muito ponto e/ou mistura pobre.

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