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Injetando a brasilia - identificando o esquema

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    Flavio Cruz
    escreveu em última edição por
    #26

    antes de comecar a falar, ja tive 3 chevettes…mas...

    e o comportamente/reacao de ima ie original em motor de chevette?

    motor todo em ferro, taxa baixa, gira menos, etc...

    sera que uma injecao vai se comportar legal plug and play?

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #27

      taxa de 8,5:1 no chevas 1.6/s não é??? cabeçote de aluminio não??

      o mapa de injeção original tem milhares de pontos… a cocotec como disseram tem mais de 3 mil tranquilo...

      injeções programaveis são ótimas quando a original não suporta mais o nível de preparação... agora num uso civilizado, uma ie original é superior afinal, são meses de trabalho em bancadas de testes... normalmente quem programa injeção faz isso andando pela rua.... raramente desembolsa agumas horinhas só de dinamometro...

      e ainda por cima não fica previsto condições climáticas, nível do mar etc... a ie original abrange tudo isso...

      um acerto de uma megasquirt feito em sp por exemplo... o cara vem aqui pro sul no inverno jah fode tudo... duvido de manhã ligar e sair redondo como uma ie original

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      • F Offline
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        Flavio Cruz
        escreveu em última edição por
        #28

        todo cabeçote de chevette é em ferro…

        1 Resposta Última resposta
        • Z Offline
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          Zé chedid
          escreveu em última edição por
          #29

          taxa de 8,5:1 no chevas 1.6/s não é??? cabeçote de aluminio não??

          o mapa de injeção original tem milhares de pontos… a cocotec como disseram tem mais de 3 mil tranquilo...

          injeções programaveis são ótimas quando a original não suporta mais o nível de preparação... agora num uso civilizado, uma ie original é superior afinal, são meses de trabalho em bancadas de testes... normalmente quem programa injeção faz isso andando pela rua.... raramente desembolsa agumas horinhas só de dinamometro...

          e ainda por cima não fica previsto condições climáticas, nível do mar etc... a ie original abrange tudo isso...

          um acerto de uma megasquirt feito em sp por exemplo... o cara vem aqui pro sul no inverno jah fode tudo... duvido de manhã ligar e sair redondo como uma ie original

          pior que bem acertado fica sim, primeiro porque carros que usam map sofrem pouco com mudanças de altitude, ms tem a correção dela que faz isso certinho.

          se vc comprar pronta nini custa uns 800,00 chicote vc faz e resto pega desmanche. sei lá eu não sou fam de injeção cega e com bico só.

          dá trabalho sim na mega mas depois que vc domina sai de perto ai se vc quiser algo mais vc tem algio que basta vc ajustar pronto nçao precisa mudar tudo ou trocar de equipamento como é caso de uma injeção mono

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Ricardo
            escreveu em última edição por
            #30

            um acerto de uma megasquirt feito em sp por exemplo… o cara vem aqui pro sul no inverno jah fode tudo... duvido de manhã ligar e sair redondo como uma ie original

            vem aqui pra limeira que te mostro isso ao vivo e a cores.

            meu carro nem tanquinho de partida a frio tem….

            é claro que aí no sul precisaria, mas dá pra deixar funcionando de boa sim. tem bastante recurso para melhorar a dirigibilidade a frio.

            e ainda por cima não fica previsto condições climáticas, nível do mar etc… a ie original abrange tudo isso...

            menegotto, vejo que realmente você nunca teve contato com a megasquirt… tudo isso é compensado nela. mas é óbvio que você teria que simular condições climáticas diferentes para poder conseguir parametrizar corretamente e deixar esse recurso funcionando 100%.

            e tb tem aquela velha história, a programação de uma i.e original para termos de dirigibilidade/consumo é bem avançada… demoraria meses de acerto numa megsquirt para deichar como uma i.e original...

            refaço o convite que fiz acima, e se precisar eu mostro para você que consigo deixar muito próximo do que é a original em uns dois dias de trampo.

            e você está esquecendo de um detalhe menegotto: injeções originais são mapeadas especificamente para o motor que foram desenvolvidas. vc realmente acha que adaptar uma injeção de, por exemplo, corsa (essa nem dá pq usa roda fônica… teria que ser uma com distribuidor... uma da ap mi, vai..), em um chevette, o mapa vai ficar 100% adequado???

            agora, em uma coisa você tem razão: o zé tá exagerando. fica mais caro mesmo.

            só de coletor a gente gastou uns 800, contando que a gente teve que comprar um de vectra, outro de chevette, picar os dois, juntas os cacos :teteto: e fazer um só:

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              Tucano
              escreveu em última edição por
              #31

              duas duvidas:

              1- o sensor de rotacao dessa ie é o distribuidor, existe cabo blindado?

              2- agora me ferrei, onde encontro essas emendas tipo tubinho ??

              abracao

              wagner luis

              :teteto:

              esse tipo de conector pode ser usado ???

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #32

                então ricardo, o que sei sobre megasquirt éo que pesquisei pelos foruns…

                como vc disse: mas é óbvio que você teria que simular condições climáticas diferentes para poder conseguir parametrizar corretamente e deixar esse recurso funcionando 100%

                isso que eu queria dizer e me expressei mal... recurso ela tem, mas tu programar os parametros certos é outra história...

                e o custo realmente é bem acima do que o zé colocou...

                meu projeto futuro pro meu carro é uma megasquirt... porém ele é turbo, e agora estou batendo nas limitações da ie original... nesse caso, não interessa custo, mas sim resultado

                agora pro dono de chevette, interessa sim o custo e o resultado... uma cocotec vai funcionar direitinho e tem um custo mais acessivel... isso que estou tentando explanar

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Ricardo
                  escreveu em última edição por
                  #33

                  esse tipo de conector pode ser usado ???

                  pelamordedeus, conector nybloc nem pensar.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #34

                    esse ae pode usar pra emendar fio de luz tucano.. hehehehehehe

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #35

                      caraca

                      ta florida entender esse manual.

                      na figura manda fazer o short plug no terminal 36 da uce, e no mesmo manual da onde tirei essa figura, so que na parte que ensina a testar os componentes tem outra figura que fala que o short plug e no terminal 56 da uce.

                      ai fica dificil saber quem fala a verdade, se a figura grande ou a pequena. ainda bem que a autolatina acabou, so fez cagada mesmo….

                      ps: to fazendo tudo a olho e na eliminacao mesmo, os conectores de reparo nao vem com as mesmas cores, e as marcacoes sao nada a ver , completamente horrivel fazer isso, devia ter comprado um chicote usado e so trocado os fios dele

                      abracos

                      wagner luis

                      :teteto:

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #36

                        wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          wagnerls
                          escreveu em última edição por
                          #37

                          wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

                          tio

                          nao tem muito o que passar:

                          injecao fic eec-iv cfi-monoponto autolatina 95/96, saiu nos gol/parati/logus/escort/verona/pointer

                          o modulo e o 377.906.021.be.

                          o meu problema e identificar, nos conectores dos sensores quem e quem, por exemplo, o map tem tres fios, e nao tem nenhuma referencia no conector ou no map qual entra (+)/(-)/sinal entende??

                          e tb como ligar aquela porra de modulo tfi (modulo da ignicao), afe ;) ja achei tres maneiras de ligar isso e todas pra essa mesma ie.

                          meu medo e queimar essa tralha e ter que gastar mais ainda pra comprar outro modulo.

                          abracao

                          wagner luis

                          :teteto:

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                          • D Offline
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                            dj_igor
                            escreveu em última edição por
                            #38

                            wagnão espero que lhe ajude

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
                              D Offline
                              dj_igor
                              escreveu em última edição por
                              #39

                              caracteristicas

                              • sistema de testes *

                              módulo: eec iv

                              cabo: cdu + eec iv - a

                              (cdu = cabo diagnóstico universal)

                              • teste estático -

                              com ignição ligada, motor parado.

                              realiza o teste do circuito dos

                              sensores de posição da borboleta,

                              de temperatura do ar e do motor, de

                              pressão de coletor e da bomba de

                              combustível.

                              no fim do teste são apresentados os

                              códigos das falhas detectadas durante

                              o teste, assim como os códigos

                              armazenados na memória.

                              • teste dinâmico -

                              com motor em funcionamento, testa

                              o motor de passo e o resto das fun-

                              ções do sistema. no fim fornece os

                              códigos das falhas detectadas durante

                              o teste. estes códigos não são grava-

                              dos na memória.

                              durante o teste dinâmico deve ser

                              executada a resposta dinâmica (ace-

                              lerar até plena carga) e deve ser

                              acionada a direção hidráulica, até o

                              batente.

                              • modo contínuo -

                              com motor funcionando ou não.

                              uma vez ativado, o teste é realizado

                              continuamente até ser interrompido

                              pelo operador.

                              durante o teste, a uc verifica os

                              circuitos do sensores quanto a curto

                              ou interrupção. movimentando os

                              cabos podem ser reproduzidas fa-

                              lhas intermitentes. a detecção de

                              falhas é indicada pelo scanner. as fa-

                              lhas reconhecidas são gravadas na

                              memória. para recuperar os códigos

                              das falhas detectadas, executar o teste estático.

                              obs.: para apagar as falhas armaze-

                              nadas na memória, executar o

                              teste estático por duas vezes

                              consecutivas.

                              características gerais do sistema

                              tipo de injeção: monoponto

                              medição da massa de ar:

                              . velocidade/densidade: informação

                              de carga do sensor de pressão do

                              coletor (map)

                              medição de rotação/fase:

                              . sensor hall do distribuidor

                              controle da marcha lenta:

                              . motor de passo; controla a

                              quantidade de ar pelo desvio

                              controle da mistura:

                              . sonda lambda aquecida

                              corpo de borboleta:

                              . corpo simples, com:

                              • sensor de pos. da borboleta

                              • sensor de temp. do ar

                              • injetor (monoponto)

                              • motor de passo

                              • regulador de pressão

                              sistema de combustível:

                              . pressão: 1.0 bar (gasolina)

                              1.5 bar (álcool)

                              . vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)

                              1,2 litros/ 30 seg (álcool)

                              bomba de combustível:

                              . interna ao tanque

                              . regulador: no corpo de borboleta

                              injetor:

                              . resistência: 1,5 a 2,5 ohms

                              relés do sistema:

                              . potência (alimenta: relé da bomba;

                              sensor de velocidade do veículo;

                              válv. de purga; injetor; uc)

                              . corte do a/c

                              . bomba de combustível

                              . partida à frio (motores à álcool)

                              unidade de comando:

                              . conector de 60 terminais

                              sensores do sistema:

                              . posição da borboleta

                              . temperatura do motor

                              . temperatura do ar

                              . rotação

                              . sonda lambda

                              . velocidade do veículo

                              . pressão do coletor

                              . direção hidráulica

                              atuadores do sistema:

                              . injetor

                              . bomba de combustível

                              . motor de controle da marcha lenta

                              . módulo de ignição (tfi)

                              sistema de ignição:

                              . convencional (c/distribuidor)

                              . módulo de ignição (tfi)

                              bobina de ignição:

                              . resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms

                              . resist. sec. : 7k a 9k ohms

                              controle de emissões:

                              . evaporativas: canister e válvula de

                              purga

                              sinais e controles auxiliares

                              . sinal para relé do a/c

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                                #40

                                nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.

                                borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug

                                borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.

                                agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?

                                se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?

                                e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?

                                por exemplo:

                                o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.

                                eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d

                                abracao

                                wagner luis

                                :teteto:

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #41

                                  acho que tem diferença sim…se vc notar no desenho ele já indica qual é o sinal e qual o terra...acredito que se inverter poderá ter problemas amigo...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    #42

                                    cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
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                                      #43

                                      cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                                      ah sim ate ranger usa :teteto:

                                      beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.

                                      hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores. :hauhau:

                                      abracao

                                      wagner luis

                                      ;)

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #44

                                        quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                                        uma duvida

                                        posso ligar a tbi sem o retorno??

                                        explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                                        ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                                        abracao

                                        wagner luis

                                        :hauck:

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #45

                                          na emerencia, coloca o refil num latao, nao de cerveja, e uma mangueira de volta na lata tmb

                                          carro do servico q para sem gasolina e acha de nao pegar com 4l no tanque, ja andei com o saquinho de combustivel do posto la dentro do cofre até chegar no posto :hauck: enquanto abastecia eu religava certo as mangueiras

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