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Injetando a brasilia - identificando o esquema

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  • M Offline
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    menegotto
    escreveu em última edição por
    #36

    wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

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    • W Offline
      W Offline
      wagnerls
      escreveu em última edição por
      #37

      wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

      tio

      nao tem muito o que passar:

      injecao fic eec-iv cfi-monoponto autolatina 95/96, saiu nos gol/parati/logus/escort/verona/pointer

      o modulo e o 377.906.021.be.

      o meu problema e identificar, nos conectores dos sensores quem e quem, por exemplo, o map tem tres fios, e nao tem nenhuma referencia no conector ou no map qual entra (+)/(-)/sinal entende??

      e tb como ligar aquela porra de modulo tfi (modulo da ignicao), afe ;) ja achei tres maneiras de ligar isso e todas pra essa mesma ie.

      meu medo e queimar essa tralha e ter que gastar mais ainda pra comprar outro modulo.

      abracao

      wagner luis

      :teteto:

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      • D Offline
        D Offline
        dj_igor
        escreveu em última edição por
        #38

        wagnão espero que lhe ajude

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          dj_igor
          escreveu em última edição por
          #39

          caracteristicas

          • sistema de testes *

          módulo: eec iv

          cabo: cdu + eec iv - a

          (cdu = cabo diagnóstico universal)

          • teste estático -

          com ignição ligada, motor parado.

          realiza o teste do circuito dos

          sensores de posição da borboleta,

          de temperatura do ar e do motor, de

          pressão de coletor e da bomba de

          combustível.

          no fim do teste são apresentados os

          códigos das falhas detectadas durante

          o teste, assim como os códigos

          armazenados na memória.

          • teste dinâmico -

          com motor em funcionamento, testa

          o motor de passo e o resto das fun-

          ções do sistema. no fim fornece os

          códigos das falhas detectadas durante

          o teste. estes códigos não são grava-

          dos na memória.

          durante o teste dinâmico deve ser

          executada a resposta dinâmica (ace-

          lerar até plena carga) e deve ser

          acionada a direção hidráulica, até o

          batente.

          • modo contínuo -

          com motor funcionando ou não.

          uma vez ativado, o teste é realizado

          continuamente até ser interrompido

          pelo operador.

          durante o teste, a uc verifica os

          circuitos do sensores quanto a curto

          ou interrupção. movimentando os

          cabos podem ser reproduzidas fa-

          lhas intermitentes. a detecção de

          falhas é indicada pelo scanner. as fa-

          lhas reconhecidas são gravadas na

          memória. para recuperar os códigos

          das falhas detectadas, executar o teste estático.

          obs.: para apagar as falhas armaze-

          nadas na memória, executar o

          teste estático por duas vezes

          consecutivas.

          características gerais do sistema

          tipo de injeção: monoponto

          medição da massa de ar:

          . velocidade/densidade: informação

          de carga do sensor de pressão do

          coletor (map)

          medição de rotação/fase:

          . sensor hall do distribuidor

          controle da marcha lenta:

          . motor de passo; controla a

          quantidade de ar pelo desvio

          controle da mistura:

          . sonda lambda aquecida

          corpo de borboleta:

          . corpo simples, com:

          • sensor de pos. da borboleta

          • sensor de temp. do ar

          • injetor (monoponto)

          • motor de passo

          • regulador de pressão

          sistema de combustível:

          . pressão: 1.0 bar (gasolina)

          1.5 bar (álcool)

          . vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)

          1,2 litros/ 30 seg (álcool)

          bomba de combustível:

          . interna ao tanque

          . regulador: no corpo de borboleta

          injetor:

          . resistência: 1,5 a 2,5 ohms

          relés do sistema:

          . potência (alimenta: relé da bomba;

          sensor de velocidade do veículo;

          válv. de purga; injetor; uc)

          . corte do a/c

          . bomba de combustível

          . partida à frio (motores à álcool)

          unidade de comando:

          . conector de 60 terminais

          sensores do sistema:

          . posição da borboleta

          . temperatura do motor

          . temperatura do ar

          . rotação

          . sonda lambda

          . velocidade do veículo

          . pressão do coletor

          . direção hidráulica

          atuadores do sistema:

          . injetor

          . bomba de combustível

          . motor de controle da marcha lenta

          . módulo de ignição (tfi)

          sistema de ignição:

          . convencional (c/distribuidor)

          . módulo de ignição (tfi)

          bobina de ignição:

          . resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms

          . resist. sec. : 7k a 9k ohms

          controle de emissões:

          . evaporativas: canister e válvula de

          purga

          sinais e controles auxiliares

          . sinal para relé do a/c

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
            W Offline
            wagnerls
            escreveu em última edição por
            #40

            nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.

            borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug

            borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.

            agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?

            se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?

            e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?

            por exemplo:

            o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.

            eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d

            abracao

            wagner luis

            :teteto:

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            • D Offline
              D Offline
              dj_igor
              escreveu em última edição por
              #41

              acho que tem diferença sim…se vc notar no desenho ele já indica qual é o sinal e qual o terra...acredito que se inverter poderá ter problemas amigo...

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #42

                cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  wagnerls
                  escreveu em última edição por
                  #43

                  cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                  ah sim ate ranger usa :teteto:

                  beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.

                  hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores. :hauhau:

                  abracao

                  wagner luis

                  ;)

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #44

                    quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                    uma duvida

                    posso ligar a tbi sem o retorno??

                    explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                    ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                    abracao

                    wagner luis

                    :hauck:

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
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                      SemControle
                      escreveu em última edição por
                      #45

                      na emerencia, coloca o refil num latao, nao de cerveja, e uma mangueira de volta na lata tmb

                      carro do servico q para sem gasolina e acha de nao pegar com 4l no tanque, ja andei com o saquinho de combustivel do posto la dentro do cofre até chegar no posto :hauck: enquanto abastecia eu religava certo as mangueiras

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Flavio Cruz
                        escreveu em última edição por
                        #46

                        quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                        uma duvida

                        posso ligar a tbi sem o retorno??

                        explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                        ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                        abracao

                        wagner luis

                        :hauck:

                        a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                        caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
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                          wagnerls
                          escreveu em última edição por
                          #47

                          a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                          caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                          valew flavio

                          e isso mesmo, to com bico branco e central gasola, quanto a pressao citei 2kg pq e o recomendado pro bico, mas com certteza deve precisar de mais pra alimentar.

                          bom, hoje fui pra santo andre e comprei mangueira e o resistor que precisa colocar nos fios da ignicao.

                          amanha se tiver tempo vou acabar de ligar e fazer os primeiros testes.

                          abracao

                          wagner luis

                          :hauck:

                          1 Resposta Última resposta
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                            escreveu em última edição por
                            #48

                            se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                            quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #49

                              15 reais o metro é tenso ein, aqui o metro de tecalon custa isso…

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #50

                                se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                                quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                                retorno fechado que eu disse foi o da tbi, mas como eu uso dosador hp ficaria usando o retorno dele mesmo, regulando a pressao nele, mas como ja comprei mangueira vou fazer o ligamento correto.

                                com relacao a identificar o pino 1 dos sensores nao consegui nada ate agora, vou ligar e ver o que acontece.

                                abracao

                                wagner luis

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #51

                                  agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                  fora que o risco de formar borra é grande...

                                  pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    wagnerls
                                    escreveu em última edição por
                                    #52

                                    agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                    fora que o risco de formar borra é grande...

                                    pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                                    pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                    abracao

                                    wagner luis

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #53

                                      fora que o risco de formar borra é grande…

                                      formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                      e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

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                                        #54

                                        pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                        abracao

                                        wagner luis

                                        eita, com essa mangueira gigaaaante o ponteiro de pressao de comb. num fica loko nao? pois ele é influenciado pela dilatacao da mangueira cumprida. pelomenos eu sofri com isso…

                                        meu manometro ficava entre um bico e o outro, ai estabilizou mais... e deposi que pus uma bomba perto (no paralamas) o manometro parecia que tinha gel, cabou vibraçao.

                                        formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                        e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

                                        o formato do suporte de bico mono é diferente dessas flautas returnless né? principalmente dessa novas para alcool…

                                        fora que no tbi mono, tudo que for apos bico vai ficar com alcool parado , ou seja, o dosador interno e os dutos internos até a outra ponta que é onde ele vai vedar.

                                        se fosse que usar uma tbi mono returnless, eu faria um v na linha bem perto do tbi e ligaria nas 2 pontas, assim o bico iria consumir alcool dos dois lados...

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                                          #55

                                          wagner, vc vai turbinar com essa ie, alias, com ie e bomba de monza?

                                          se for, terá problemas com a bomba…

                                          1 Resposta Última resposta

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