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Injetando a brasilia - identificando o esquema

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    R Offline
    Ricardo
    escreveu em última edição por
    #30

    um acerto de uma megasquirt feito em sp por exemplo… o cara vem aqui pro sul no inverno jah fode tudo... duvido de manhã ligar e sair redondo como uma ie original

    vem aqui pra limeira que te mostro isso ao vivo e a cores.

    meu carro nem tanquinho de partida a frio tem….

    é claro que aí no sul precisaria, mas dá pra deixar funcionando de boa sim. tem bastante recurso para melhorar a dirigibilidade a frio.

    e ainda por cima não fica previsto condições climáticas, nível do mar etc… a ie original abrange tudo isso...

    menegotto, vejo que realmente você nunca teve contato com a megasquirt… tudo isso é compensado nela. mas é óbvio que você teria que simular condições climáticas diferentes para poder conseguir parametrizar corretamente e deixar esse recurso funcionando 100%.

    e tb tem aquela velha história, a programação de uma i.e original para termos de dirigibilidade/consumo é bem avançada… demoraria meses de acerto numa megsquirt para deichar como uma i.e original...

    refaço o convite que fiz acima, e se precisar eu mostro para você que consigo deixar muito próximo do que é a original em uns dois dias de trampo.

    e você está esquecendo de um detalhe menegotto: injeções originais são mapeadas especificamente para o motor que foram desenvolvidas. vc realmente acha que adaptar uma injeção de, por exemplo, corsa (essa nem dá pq usa roda fônica… teria que ser uma com distribuidor... uma da ap mi, vai..), em um chevette, o mapa vai ficar 100% adequado???

    agora, em uma coisa você tem razão: o zé tá exagerando. fica mais caro mesmo.

    só de coletor a gente gastou uns 800, contando que a gente teve que comprar um de vectra, outro de chevette, picar os dois, juntas os cacos :teteto: e fazer um só:

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    • T Offline
      T Offline
      Tucano
      escreveu em última edição por
      #31

      duas duvidas:

      1- o sensor de rotacao dessa ie é o distribuidor, existe cabo blindado?

      2- agora me ferrei, onde encontro essas emendas tipo tubinho ??

      abracao

      wagner luis

      :teteto:

      esse tipo de conector pode ser usado ???

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #32

        então ricardo, o que sei sobre megasquirt éo que pesquisei pelos foruns…

        como vc disse: mas é óbvio que você teria que simular condições climáticas diferentes para poder conseguir parametrizar corretamente e deixar esse recurso funcionando 100%

        isso que eu queria dizer e me expressei mal... recurso ela tem, mas tu programar os parametros certos é outra história...

        e o custo realmente é bem acima do que o zé colocou...

        meu projeto futuro pro meu carro é uma megasquirt... porém ele é turbo, e agora estou batendo nas limitações da ie original... nesse caso, não interessa custo, mas sim resultado

        agora pro dono de chevette, interessa sim o custo e o resultado... uma cocotec vai funcionar direitinho e tem um custo mais acessivel... isso que estou tentando explanar

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Ricardo
          escreveu em última edição por
          #33

          esse tipo de conector pode ser usado ???

          pelamordedeus, conector nybloc nem pensar.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #34

            esse ae pode usar pra emendar fio de luz tucano.. hehehehehehe

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
              W Offline
              wagnerls
              escreveu em última edição por
              #35

              caraca

              ta florida entender esse manual.

              na figura manda fazer o short plug no terminal 36 da uce, e no mesmo manual da onde tirei essa figura, so que na parte que ensina a testar os componentes tem outra figura que fala que o short plug e no terminal 56 da uce.

              ai fica dificil saber quem fala a verdade, se a figura grande ou a pequena. ainda bem que a autolatina acabou, so fez cagada mesmo….

              ps: to fazendo tudo a olho e na eliminacao mesmo, os conectores de reparo nao vem com as mesmas cores, e as marcacoes sao nada a ver , completamente horrivel fazer isso, devia ter comprado um chicote usado e so trocado os fios dele

              abracos

              wagner luis

              :teteto:

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              • M Offline
                M Offline
                menegotto
                escreveu em última edição por
                #36

                wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  wagnerls
                  escreveu em última edição por
                  #37

                  wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

                  tio

                  nao tem muito o que passar:

                  injecao fic eec-iv cfi-monoponto autolatina 95/96, saiu nos gol/parati/logus/escort/verona/pointer

                  o modulo e o 377.906.021.be.

                  o meu problema e identificar, nos conectores dos sensores quem e quem, por exemplo, o map tem tres fios, e nao tem nenhuma referencia no conector ou no map qual entra (+)/(-)/sinal entende??

                  e tb como ligar aquela porra de modulo tfi (modulo da ignicao), afe ;) ja achei tres maneiras de ligar isso e todas pra essa mesma ie.

                  meu medo e queimar essa tralha e ter que gastar mais ainda pra comprar outro modulo.

                  abracao

                  wagner luis

                  :teteto:

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                  • D Offline
                    D Offline
                    dj_igor
                    escreveu em última edição por
                    #38

                    wagnão espero que lhe ajude

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      dj_igor
                      escreveu em última edição por
                      #39

                      caracteristicas

                      • sistema de testes *

                      módulo: eec iv

                      cabo: cdu + eec iv - a

                      (cdu = cabo diagnóstico universal)

                      • teste estático -

                      com ignição ligada, motor parado.

                      realiza o teste do circuito dos

                      sensores de posição da borboleta,

                      de temperatura do ar e do motor, de

                      pressão de coletor e da bomba de

                      combustível.

                      no fim do teste são apresentados os

                      códigos das falhas detectadas durante

                      o teste, assim como os códigos

                      armazenados na memória.

                      • teste dinâmico -

                      com motor em funcionamento, testa

                      o motor de passo e o resto das fun-

                      ções do sistema. no fim fornece os

                      códigos das falhas detectadas durante

                      o teste. estes códigos não são grava-

                      dos na memória.

                      durante o teste dinâmico deve ser

                      executada a resposta dinâmica (ace-

                      lerar até plena carga) e deve ser

                      acionada a direção hidráulica, até o

                      batente.

                      • modo contínuo -

                      com motor funcionando ou não.

                      uma vez ativado, o teste é realizado

                      continuamente até ser interrompido

                      pelo operador.

                      durante o teste, a uc verifica os

                      circuitos do sensores quanto a curto

                      ou interrupção. movimentando os

                      cabos podem ser reproduzidas fa-

                      lhas intermitentes. a detecção de

                      falhas é indicada pelo scanner. as fa-

                      lhas reconhecidas são gravadas na

                      memória. para recuperar os códigos

                      das falhas detectadas, executar o teste estático.

                      obs.: para apagar as falhas armaze-

                      nadas na memória, executar o

                      teste estático por duas vezes

                      consecutivas.

                      características gerais do sistema

                      tipo de injeção: monoponto

                      medição da massa de ar:

                      . velocidade/densidade: informação

                      de carga do sensor de pressão do

                      coletor (map)

                      medição de rotação/fase:

                      . sensor hall do distribuidor

                      controle da marcha lenta:

                      . motor de passo; controla a

                      quantidade de ar pelo desvio

                      controle da mistura:

                      . sonda lambda aquecida

                      corpo de borboleta:

                      . corpo simples, com:

                      • sensor de pos. da borboleta

                      • sensor de temp. do ar

                      • injetor (monoponto)

                      • motor de passo

                      • regulador de pressão

                      sistema de combustível:

                      . pressão: 1.0 bar (gasolina)

                      1.5 bar (álcool)

                      . vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)

                      1,2 litros/ 30 seg (álcool)

                      bomba de combustível:

                      . interna ao tanque

                      . regulador: no corpo de borboleta

                      injetor:

                      . resistência: 1,5 a 2,5 ohms

                      relés do sistema:

                      . potência (alimenta: relé da bomba;

                      sensor de velocidade do veículo;

                      válv. de purga; injetor; uc)

                      . corte do a/c

                      . bomba de combustível

                      . partida à frio (motores à álcool)

                      unidade de comando:

                      . conector de 60 terminais

                      sensores do sistema:

                      . posição da borboleta

                      . temperatura do motor

                      . temperatura do ar

                      . rotação

                      . sonda lambda

                      . velocidade do veículo

                      . pressão do coletor

                      . direção hidráulica

                      atuadores do sistema:

                      . injetor

                      . bomba de combustível

                      . motor de controle da marcha lenta

                      . módulo de ignição (tfi)

                      sistema de ignição:

                      . convencional (c/distribuidor)

                      . módulo de ignição (tfi)

                      bobina de ignição:

                      . resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms

                      . resist. sec. : 7k a 9k ohms

                      controle de emissões:

                      . evaporativas: canister e válvula de

                      purga

                      sinais e controles auxiliares

                      . sinal para relé do a/c

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
                        W Offline
                        wagnerls
                        escreveu em última edição por
                        #40

                        nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.

                        borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug

                        borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.

                        agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?

                        se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?

                        e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?

                        por exemplo:

                        o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.

                        eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d

                        abracao

                        wagner luis

                        :teteto:

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          dj_igor
                          escreveu em última edição por
                          #41

                          acho que tem diferença sim…se vc notar no desenho ele já indica qual é o sinal e qual o terra...acredito que se inverter poderá ter problemas amigo...

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #42

                            cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              wagnerls
                              escreveu em última edição por
                              #43

                              cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                              ah sim ate ranger usa :teteto:

                              beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.

                              hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores. :hauhau:

                              abracao

                              wagner luis

                              ;)

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
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                                wagnerls
                                escreveu em última edição por
                                #44

                                quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                                uma duvida

                                posso ligar a tbi sem o retorno??

                                explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                                ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                                abracao

                                wagner luis

                                :hauck:

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                                • S Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #45

                                  na emerencia, coloca o refil num latao, nao de cerveja, e uma mangueira de volta na lata tmb

                                  carro do servico q para sem gasolina e acha de nao pegar com 4l no tanque, ja andei com o saquinho de combustivel do posto la dentro do cofre até chegar no posto :hauck: enquanto abastecia eu religava certo as mangueiras

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                                  • F Offline
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                                    #46

                                    quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                                    uma duvida

                                    posso ligar a tbi sem o retorno??

                                    explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                                    ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                                    abracao

                                    wagner luis

                                    :hauck:

                                    a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                                    caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

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                                    • W Offline
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                                      #47

                                      a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                                      caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                                      valew flavio

                                      e isso mesmo, to com bico branco e central gasola, quanto a pressao citei 2kg pq e o recomendado pro bico, mas com certteza deve precisar de mais pra alimentar.

                                      bom, hoje fui pra santo andre e comprei mangueira e o resistor que precisa colocar nos fios da ignicao.

                                      amanha se tiver tempo vou acabar de ligar e fazer os primeiros testes.

                                      abracao

                                      wagner luis

                                      :hauck:

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                                        #48

                                        se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                                        quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

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                                          #49

                                          15 reais o metro é tenso ein, aqui o metro de tecalon custa isso…

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