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Injetando a brasilia - identificando o esquema

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    wagnerls
    escreveu em última edição por
    #35

    caraca

    ta florida entender esse manual.

    na figura manda fazer o short plug no terminal 36 da uce, e no mesmo manual da onde tirei essa figura, so que na parte que ensina a testar os componentes tem outra figura que fala que o short plug e no terminal 56 da uce.

    ai fica dificil saber quem fala a verdade, se a figura grande ou a pequena. ainda bem que a autolatina acabou, so fez cagada mesmo….

    ps: to fazendo tudo a olho e na eliminacao mesmo, os conectores de reparo nao vem com as mesmas cores, e as marcacoes sao nada a ver , completamente horrivel fazer isso, devia ter comprado um chicote usado e so trocado os fios dele

    abracos

    wagner luis

    :teteto:

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    • M Offline
      M Offline
      menegotto
      escreveu em última edição por
      #36

      wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

      1 Resposta Última resposta
      • W Offline
        W Offline
        wagnerls
        escreveu em última edição por
        #37

        wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

        tio

        nao tem muito o que passar:

        injecao fic eec-iv cfi-monoponto autolatina 95/96, saiu nos gol/parati/logus/escort/verona/pointer

        o modulo e o 377.906.021.be.

        o meu problema e identificar, nos conectores dos sensores quem e quem, por exemplo, o map tem tres fios, e nao tem nenhuma referencia no conector ou no map qual entra (+)/(-)/sinal entende??

        e tb como ligar aquela porra de modulo tfi (modulo da ignicao), afe ;) ja achei tres maneiras de ligar isso e todas pra essa mesma ie.

        meu medo e queimar essa tralha e ter que gastar mais ainda pra comprar outro modulo.

        abracao

        wagner luis

        :teteto:

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        • D Offline
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          dj_igor
          escreveu em última edição por
          #38

          wagnão espero que lhe ajude

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            dj_igor
            escreveu em última edição por
            #39

            caracteristicas

            • sistema de testes *

            módulo: eec iv

            cabo: cdu + eec iv - a

            (cdu = cabo diagnóstico universal)

            • teste estático -

            com ignição ligada, motor parado.

            realiza o teste do circuito dos

            sensores de posição da borboleta,

            de temperatura do ar e do motor, de

            pressão de coletor e da bomba de

            combustível.

            no fim do teste são apresentados os

            códigos das falhas detectadas durante

            o teste, assim como os códigos

            armazenados na memória.

            • teste dinâmico -

            com motor em funcionamento, testa

            o motor de passo e o resto das fun-

            ções do sistema. no fim fornece os

            códigos das falhas detectadas durante

            o teste. estes códigos não são grava-

            dos na memória.

            durante o teste dinâmico deve ser

            executada a resposta dinâmica (ace-

            lerar até plena carga) e deve ser

            acionada a direção hidráulica, até o

            batente.

            • modo contínuo -

            com motor funcionando ou não.

            uma vez ativado, o teste é realizado

            continuamente até ser interrompido

            pelo operador.

            durante o teste, a uc verifica os

            circuitos do sensores quanto a curto

            ou interrupção. movimentando os

            cabos podem ser reproduzidas fa-

            lhas intermitentes. a detecção de

            falhas é indicada pelo scanner. as fa-

            lhas reconhecidas são gravadas na

            memória. para recuperar os códigos

            das falhas detectadas, executar o teste estático.

            obs.: para apagar as falhas armaze-

            nadas na memória, executar o

            teste estático por duas vezes

            consecutivas.

            características gerais do sistema

            tipo de injeção: monoponto

            medição da massa de ar:

            . velocidade/densidade: informação

            de carga do sensor de pressão do

            coletor (map)

            medição de rotação/fase:

            . sensor hall do distribuidor

            controle da marcha lenta:

            . motor de passo; controla a

            quantidade de ar pelo desvio

            controle da mistura:

            . sonda lambda aquecida

            corpo de borboleta:

            . corpo simples, com:

            • sensor de pos. da borboleta

            • sensor de temp. do ar

            • injetor (monoponto)

            • motor de passo

            • regulador de pressão

            sistema de combustível:

            . pressão: 1.0 bar (gasolina)

            1.5 bar (álcool)

            . vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)

            1,2 litros/ 30 seg (álcool)

            bomba de combustível:

            . interna ao tanque

            . regulador: no corpo de borboleta

            injetor:

            . resistência: 1,5 a 2,5 ohms

            relés do sistema:

            . potência (alimenta: relé da bomba;

            sensor de velocidade do veículo;

            válv. de purga; injetor; uc)

            . corte do a/c

            . bomba de combustível

            . partida à frio (motores à álcool)

            unidade de comando:

            . conector de 60 terminais

            sensores do sistema:

            . posição da borboleta

            . temperatura do motor

            . temperatura do ar

            . rotação

            . sonda lambda

            . velocidade do veículo

            . pressão do coletor

            . direção hidráulica

            atuadores do sistema:

            . injetor

            . bomba de combustível

            . motor de controle da marcha lenta

            . módulo de ignição (tfi)

            sistema de ignição:

            . convencional (c/distribuidor)

            . módulo de ignição (tfi)

            bobina de ignição:

            . resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms

            . resist. sec. : 7k a 9k ohms

            controle de emissões:

            . evaporativas: canister e válvula de

            purga

            sinais e controles auxiliares

            . sinal para relé do a/c

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
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              wagnerls
              escreveu em última edição por
              #40

              nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.

              borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug

              borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.

              agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?

              se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?

              e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?

              por exemplo:

              o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.

              eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d

              abracao

              wagner luis

              :teteto:

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              • D Offline
                D Offline
                dj_igor
                escreveu em última edição por
                #41

                acho que tem diferença sim…se vc notar no desenho ele já indica qual é o sinal e qual o terra...acredito que se inverter poderá ter problemas amigo...

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #42

                  cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #43

                    cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                    ah sim ate ranger usa :teteto:

                    beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.

                    hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores. :hauhau:

                    abracao

                    wagner luis

                    ;)

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #44

                      quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                      uma duvida

                      posso ligar a tbi sem o retorno??

                      explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                      ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                      abracao

                      wagner luis

                      :hauck:

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
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                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #45

                        na emerencia, coloca o refil num latao, nao de cerveja, e uma mangueira de volta na lata tmb

                        carro do servico q para sem gasolina e acha de nao pegar com 4l no tanque, ja andei com o saquinho de combustivel do posto la dentro do cofre até chegar no posto :hauck: enquanto abastecia eu religava certo as mangueiras

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
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                          Flavio Cruz
                          escreveu em última edição por
                          #46

                          quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                          uma duvida

                          posso ligar a tbi sem o retorno??

                          explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                          ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                          abracao

                          wagner luis

                          :hauck:

                          a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                          caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
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                            wagnerls
                            escreveu em última edição por
                            #47

                            a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                            caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                            valew flavio

                            e isso mesmo, to com bico branco e central gasola, quanto a pressao citei 2kg pq e o recomendado pro bico, mas com certteza deve precisar de mais pra alimentar.

                            bom, hoje fui pra santo andre e comprei mangueira e o resistor que precisa colocar nos fios da ignicao.

                            amanha se tiver tempo vou acabar de ligar e fazer os primeiros testes.

                            abracao

                            wagner luis

                            :hauck:

                            1 Resposta Última resposta
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                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #48

                              se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                              quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #49

                                15 reais o metro é tenso ein, aqui o metro de tecalon custa isso…

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
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                                  wagnerls
                                  escreveu em última edição por
                                  #50

                                  se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                                  quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                                  retorno fechado que eu disse foi o da tbi, mas como eu uso dosador hp ficaria usando o retorno dele mesmo, regulando a pressao nele, mas como ja comprei mangueira vou fazer o ligamento correto.

                                  com relacao a identificar o pino 1 dos sensores nao consegui nada ate agora, vou ligar e ver o que acontece.

                                  abracao

                                  wagner luis

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #51

                                    agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                    fora que o risco de formar borra é grande...

                                    pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

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                                    • W Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #52

                                      agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                      fora que o risco de formar borra é grande...

                                      pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                                      pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                      abracao

                                      wagner luis

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                                      • R Offline
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                                        #53

                                        fora que o risco de formar borra é grande…

                                        formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                        e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

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                                        • F Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #54

                                          pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                          abracao

                                          wagner luis

                                          eita, com essa mangueira gigaaaante o ponteiro de pressao de comb. num fica loko nao? pois ele é influenciado pela dilatacao da mangueira cumprida. pelomenos eu sofri com isso…

                                          meu manometro ficava entre um bico e o outro, ai estabilizou mais... e deposi que pus uma bomba perto (no paralamas) o manometro parecia que tinha gel, cabou vibraçao.

                                          formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                          e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

                                          o formato do suporte de bico mono é diferente dessas flautas returnless né? principalmente dessa novas para alcool…

                                          fora que no tbi mono, tudo que for apos bico vai ficar com alcool parado , ou seja, o dosador interno e os dutos internos até a outra ponta que é onde ele vai vedar.

                                          se fosse que usar uma tbi mono returnless, eu faria um v na linha bem perto do tbi e ligaria nas 2 pontas, assim o bico iria consumir alcool dos dois lados...

                                          1 Resposta Última resposta

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