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  4. Injetando a brasilia - identificando o esquema

Injetando a brasilia - identificando o esquema

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  • M Offline
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    menegotto
    escreveu em última edição por
    #34

    esse ae pode usar pra emendar fio de luz tucano.. hehehehehehe

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    • W Offline
      W Offline
      wagnerls
      escreveu em última edição por
      #35

      caraca

      ta florida entender esse manual.

      na figura manda fazer o short plug no terminal 36 da uce, e no mesmo manual da onde tirei essa figura, so que na parte que ensina a testar os componentes tem outra figura que fala que o short plug e no terminal 56 da uce.

      ai fica dificil saber quem fala a verdade, se a figura grande ou a pequena. ainda bem que a autolatina acabou, so fez cagada mesmo….

      ps: to fazendo tudo a olho e na eliminacao mesmo, os conectores de reparo nao vem com as mesmas cores, e as marcacoes sao nada a ver , completamente horrivel fazer isso, devia ter comprado um chicote usado e so trocado os fios dele

      abracos

      wagner luis

      :teteto:

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      • M Offline
        M Offline
        menegotto
        escreveu em última edição por
        #36

        wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

        1 Resposta Última resposta
        • W Offline
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          wagnerls
          escreveu em última edição por
          #37

          wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

          tio

          nao tem muito o que passar:

          injecao fic eec-iv cfi-monoponto autolatina 95/96, saiu nos gol/parati/logus/escort/verona/pointer

          o modulo e o 377.906.021.be.

          o meu problema e identificar, nos conectores dos sensores quem e quem, por exemplo, o map tem tres fios, e nao tem nenhuma referencia no conector ou no map qual entra (+)/(-)/sinal entende??

          e tb como ligar aquela porra de modulo tfi (modulo da ignicao), afe ;) ja achei tres maneiras de ligar isso e todas pra essa mesma ie.

          meu medo e queimar essa tralha e ter que gastar mais ainda pra comprar outro modulo.

          abracao

          wagner luis

          :teteto:

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            dj_igor
            escreveu em última edição por
            #38

            wagnão espero que lhe ajude

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              dj_igor
              escreveu em última edição por
              #39

              caracteristicas

              • sistema de testes *

              módulo: eec iv

              cabo: cdu + eec iv - a

              (cdu = cabo diagnóstico universal)

              • teste estático -

              com ignição ligada, motor parado.

              realiza o teste do circuito dos

              sensores de posição da borboleta,

              de temperatura do ar e do motor, de

              pressão de coletor e da bomba de

              combustível.

              no fim do teste são apresentados os

              códigos das falhas detectadas durante

              o teste, assim como os códigos

              armazenados na memória.

              • teste dinâmico -

              com motor em funcionamento, testa

              o motor de passo e o resto das fun-

              ções do sistema. no fim fornece os

              códigos das falhas detectadas durante

              o teste. estes códigos não são grava-

              dos na memória.

              durante o teste dinâmico deve ser

              executada a resposta dinâmica (ace-

              lerar até plena carga) e deve ser

              acionada a direção hidráulica, até o

              batente.

              • modo contínuo -

              com motor funcionando ou não.

              uma vez ativado, o teste é realizado

              continuamente até ser interrompido

              pelo operador.

              durante o teste, a uc verifica os

              circuitos do sensores quanto a curto

              ou interrupção. movimentando os

              cabos podem ser reproduzidas fa-

              lhas intermitentes. a detecção de

              falhas é indicada pelo scanner. as fa-

              lhas reconhecidas são gravadas na

              memória. para recuperar os códigos

              das falhas detectadas, executar o teste estático.

              obs.: para apagar as falhas armaze-

              nadas na memória, executar o

              teste estático por duas vezes

              consecutivas.

              características gerais do sistema

              tipo de injeção: monoponto

              medição da massa de ar:

              . velocidade/densidade: informação

              de carga do sensor de pressão do

              coletor (map)

              medição de rotação/fase:

              . sensor hall do distribuidor

              controle da marcha lenta:

              . motor de passo; controla a

              quantidade de ar pelo desvio

              controle da mistura:

              . sonda lambda aquecida

              corpo de borboleta:

              . corpo simples, com:

              • sensor de pos. da borboleta

              • sensor de temp. do ar

              • injetor (monoponto)

              • motor de passo

              • regulador de pressão

              sistema de combustível:

              . pressão: 1.0 bar (gasolina)

              1.5 bar (álcool)

              . vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)

              1,2 litros/ 30 seg (álcool)

              bomba de combustível:

              . interna ao tanque

              . regulador: no corpo de borboleta

              injetor:

              . resistência: 1,5 a 2,5 ohms

              relés do sistema:

              . potência (alimenta: relé da bomba;

              sensor de velocidade do veículo;

              válv. de purga; injetor; uc)

              . corte do a/c

              . bomba de combustível

              . partida à frio (motores à álcool)

              unidade de comando:

              . conector de 60 terminais

              sensores do sistema:

              . posição da borboleta

              . temperatura do motor

              . temperatura do ar

              . rotação

              . sonda lambda

              . velocidade do veículo

              . pressão do coletor

              . direção hidráulica

              atuadores do sistema:

              . injetor

              . bomba de combustível

              . motor de controle da marcha lenta

              . módulo de ignição (tfi)

              sistema de ignição:

              . convencional (c/distribuidor)

              . módulo de ignição (tfi)

              bobina de ignição:

              . resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms

              . resist. sec. : 7k a 9k ohms

              controle de emissões:

              . evaporativas: canister e válvula de

              purga

              sinais e controles auxiliares

              . sinal para relé do a/c

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              • W Offline
                W Offline
                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #40

                nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.

                borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug

                borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.

                agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?

                se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?

                e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?

                por exemplo:

                o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.

                eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d

                abracao

                wagner luis

                :teteto:

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                • D Offline
                  D Offline
                  dj_igor
                  escreveu em última edição por
                  #41

                  acho que tem diferença sim…se vc notar no desenho ele já indica qual é o sinal e qual o terra...acredito que se inverter poderá ter problemas amigo...

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #42

                    cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #43

                      cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                      ah sim ate ranger usa :teteto:

                      beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.

                      hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores. :hauhau:

                      abracao

                      wagner luis

                      ;)

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
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                        wagnerls
                        escreveu em última edição por
                        #44

                        quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                        uma duvida

                        posso ligar a tbi sem o retorno??

                        explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                        ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                        abracao

                        wagner luis

                        :hauck:

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
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                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #45

                          na emerencia, coloca o refil num latao, nao de cerveja, e uma mangueira de volta na lata tmb

                          carro do servico q para sem gasolina e acha de nao pegar com 4l no tanque, ja andei com o saquinho de combustivel do posto la dentro do cofre até chegar no posto :hauck: enquanto abastecia eu religava certo as mangueiras

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #46

                            quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                            uma duvida

                            posso ligar a tbi sem o retorno??

                            explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                            ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                            abracao

                            wagner luis

                            :hauck:

                            a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                            caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
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                              wagnerls
                              escreveu em última edição por
                              #47

                              a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                              caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                              valew flavio

                              e isso mesmo, to com bico branco e central gasola, quanto a pressao citei 2kg pq e o recomendado pro bico, mas com certteza deve precisar de mais pra alimentar.

                              bom, hoje fui pra santo andre e comprei mangueira e o resistor que precisa colocar nos fios da ignicao.

                              amanha se tiver tempo vou acabar de ligar e fazer os primeiros testes.

                              abracao

                              wagner luis

                              :hauck:

                              1 Resposta Última resposta
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                                escreveu em última edição por
                                #48

                                se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                                quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #49

                                  15 reais o metro é tenso ein, aqui o metro de tecalon custa isso…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #50

                                    se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                                    quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                                    retorno fechado que eu disse foi o da tbi, mas como eu uso dosador hp ficaria usando o retorno dele mesmo, regulando a pressao nele, mas como ja comprei mangueira vou fazer o ligamento correto.

                                    com relacao a identificar o pino 1 dos sensores nao consegui nada ate agora, vou ligar e ver o que acontece.

                                    abracao

                                    wagner luis

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                                      #51

                                      agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                      fora que o risco de formar borra é grande...

                                      pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        escreveu em última edição por
                                        #52

                                        agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                        fora que o risco de formar borra é grande...

                                        pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                                        pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                        abracao

                                        wagner luis

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #53

                                          fora que o risco de formar borra é grande…

                                          formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                          e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

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