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5.5 bar de combustivel

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    Fabio Lima
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    #1

    boa noite ppessoal… supomos que eu queira colocar 5.5 bar de pressao final de combustivel no meu palio.

    como esse eh meu primeiro injetado, ai vem a pergunta: bomba e linha suportam trabalhar nessa pressao?

    a pressao inicial sera de 2,5 a 3 bar e sei q estarei operando no limite do bico.

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    • M Offline
      M Offline
      Milan
      escreveu em última edição por
      #2

      boa noite ppessoal… supomos que eu queira colocar 5.5 bar de pressao final de combustivel no meu palio.

      como esse eh meu primeiro injetado, ai vem a pergunta: bomba e linha suportam trabalhar nessa pressao?

      a pressao inicial sera de 2,5 a 3 bar e sei q estarei operando no limite do bico.

      skyper... o bico que vc usa trabalha com 5.5 bar de pressao??? precisa mesmo aumentar?

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      • F Offline
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        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #3

        eh o iwp 043, mas eh 5 bar com 0.5 de contrapressao do turbo. veja os dados do bico:

        http://www.competitionsystems.co.uk/uploads/mediacentre/20100609104412-iwp043_weber%20pico%20injector_v02.pdf

        com 5 bar de diferencial provavelmente consigo alimentar 153cv no alcool.

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        • R Offline
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          rbsmontemor
          escreveu em última edição por
          #4

          os bicos de astra 140cv, os bosch amarelos final 086 tem a vazão muito próxima a estes iwp do datasheet.

          a 3 bar tem 28lbs e alimentam aproximadamente 150cvs antes de saturar.

          a 5 bar estes iwp tem 4,8g/s, aproximadamente 38lbs, alimentam 150cvs com certeza.

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          • T Offline
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            ts78
            escreveu em última edição por
            #5

            amigo, uso os iwp043 também e esses dias eu tirei eles e passei na máquina. coloquei até 5 bar de pressão neles e permaneceram estancados. não coloquei mais pressão do que isso, lembrando que meus bicos são originais(não retrabalhados), acredito que é melhor você retrabalhar eles, manda pro dalton, pouca coisa não vai nem alterar o leque e você tem margem de potência.

            abraço

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Fabio Lima
              escreveu em última edição por
              #6

              5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

              na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

              acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

              nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

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              • T Offline
                T Offline
                ts78
                escreveu em última edição por
                #7

                5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

                na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

                acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

                nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

                independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  rbsmontemor
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  amigo, uso os iwp043 também e esses dias eu tirei eles e passei na máquina. coloquei até 5 bar de pressão neles e permaneceram estancados. não coloquei mais pressão do que isso, lembrando que meus bicos são originais(não retrabalhados), acredito que é melhor você retrabalhar eles, manda pro dalton, pouca coisa não vai nem alterar o leque e você tem margem de potência.

                  abraço

                  fora algumas raras excessões, os bicos vão sempre permanecer fechados quando aumenta-se a pressão de combustível. pela forma de construção deles, o que acontece quando aumenta-se a pressão de combustível é que o tempo morto (dead time) vai aumentando até o ponto onde os bicos não abrirão mais.

                  existem alguns bicos de competição que a construção interna deles é invertida, de forma que quanto mais pressão é colocada, menor é o deadtime e a tendência é que eles comecem a gotejar se a pressão for muito alta (coisa de mais de 10 bar).

                  5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

                  na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

                  acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

                  nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

                  independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?

                  na verdade o regulador só vai conseguir realmente "regular" a pressão se a bomba tiver uma curva de vazão x pressão que consiga suprir o consumo dos bicos.

                  a 2 bar de pressão pode ser que a bomba original tenha vazão para suprir os 160cvs. a 5 bar de pressão é possível que não tenha vazão o suficiente, e quando o consumo chegar no limite de vazão da bomba (a 5 bar por exemplo), a pressão vai começar a cair.

                  curva típica de uma bomba de combustível:

                  gsl392-fuel-pump-flow-chart.jpg

                  note que a pressão cai conforme aumenta a vazão e vice versa.

                  se fosse utilizada esta bomba, a 5bar (~70psi) a vazão seria no máximo entre 55 e 60 galões por hora (gph) @ 13.5v. se o consumo de combustível pelos bicos for maior que esta vazão (hipoteticamente, nem sei que bomba é esta do gráfico), a pressão vai começar a cair.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    5 bar, aguentar eles aguentam, pois eh a pressao maxima de trabalho no data sheet dele.

                    na verdade comprei eles para usar na gasolina, a 3 bar de diferencial eles alimentam quase 170cv, mas no alcool precisa mais pressao.

                    acho que vou montar a gasolina mesmo… ninguem sabe que bomba posso por nesse carro... alguem sabe se a do palio 1.5 alcool trabalha com 3 bar constante e se serve no copo do palio 1.6 16v.

                    nao quero nada alem de 150/160cv pois ta tudo pensado para isso no maximo.

                    independente da pressão da bomba, o regulador que vai fazer esse trabalho. quanto de taxa você tem?

                    desculpe nao vi sua resposta!

                    tem 10,4:1

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                    • N Offline
                      N Offline
                      Nando Moura
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      exatamente como o raphael falou, mas em outras palavras sua bomba original de pico chega a 6 bar,mas alimentando o carro em alta não da 5 bar nem a pau, se marcar nem os 3,5 que pede na tabela, o certo era um retrabalho da vazão dos bicos, ou substituição da bomba e linha.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio Lima
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        pois eh, o carro ainda está montando mas, fazendo umas contas aqui, acho que nao vai precisar de tanto nao, pois:

                        o carro usa bico de 200cc/min ( original )

                        com a conversão para alcool, os bicos pediriam 270cc/min

                        • os 40% a mais de vazão para a pressão do turbo, seria necessário 378cc/min

                        o iwp 043 a 3 bar tem 329cc

                        já a 4 bar, a vazao é de 377cc/min

                        com 4.4 bar é para alimentar ( 4bar + diferencial ).

                        no máximo coloco uma resistencia no sensor de temperatura para enganar a injeção e aumentar o ti.

                        1 Resposta Última resposta
                        • N Offline
                          N Offline
                          Nando Moura
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          skiper, não por nada mas só na conversão de gasolina pro alcool vc ja teria que usar 30% mais vazão dos bicos,oque pode até ser compensado com pressão de combustivel, e quando a sonda detectar falta a proprio sistema aumenta o tempo de injeção sem nessecidade de resistencia, mas não creio que os bicos consigam alimentar sem retrabalho, por mais que a teoria te diga isso!!!!

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            usei 35% de aumento na conversão ali… acho que só testando mesmo, porque está no limite!

                            todas as formas que calculo dá 150cv certinho e tá meio que certo mesmo pq segundo a própria marelli esses bicos alimentam até 50cv por cilindro, isso na gasolina, no alcool com 35% de aumento de injeção esse valor cai para 37,5cv - de novo dá 150cv os 4 bicos.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              po, n é bom trabalhar c uma margem nisso nao?¿ mesmo que pequena?¿

                              pq ficar no limite o tempo todo, se um nao bater o limite pode ser preju.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fabio Lima
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                o caso eh q nos vamos ficar discutindo ate amanha rs

                                esse motor vai ter potencia, potencia especifica, taxa dinamica e ponto bem antes do limite. mal vai ter 100cv/l.

                                nao eh qquer faltinha q vai fzer o estrago q faz um 1.6 com 300cv.

                                mesmo o ponto, onde a maioria so troca combustivel e taca pressao sem mexer, eu vou tirar 1,5 ou 2 graus cada 0,1kg.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  SemControle
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  a vazao nao é aumentada proporcionalmente ao aumento de pressao, bem longe disso….

                                  seja a potencia q for e a cc a falta com turbo vai dar quebra

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #17

                                    a vazão aumenta de acordo com a raiz da razão de elevação / redução.

                                    por exemplo, de 3 para 4 bar seria: raiz(4/3) que resulta em 1,1547, ou 15,47% de aumento de vazão.

                                    entra em jogo a elevação do tempo morto e outros fatores…mas a grosso modo aumenta 15%.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • N Offline
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                                      #18

                                      que calculo loco é esse,passa pra nós mastigadinho raphael!

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        É o resultado da raiz quadrada da divisao das pressões.

                                        pressão nova dividida pela pressão antiga. depois tira a raiz quadrada disso e pronto!

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • N Offline
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                                          Nando Moura
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          que da hr veleu!!!

                                          1 Resposta Última resposta

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