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Injetando a brasilia - identificando o esquema

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    dj_igor
    escreveu em última edição por
    #38

    wagnão espero que lhe ajude

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      dj_igor
      escreveu em última edição por
      #39

      caracteristicas

      • sistema de testes *

      módulo: eec iv

      cabo: cdu + eec iv - a

      (cdu = cabo diagnóstico universal)

      • teste estático -

      com ignição ligada, motor parado.

      realiza o teste do circuito dos

      sensores de posição da borboleta,

      de temperatura do ar e do motor, de

      pressão de coletor e da bomba de

      combustível.

      no fim do teste são apresentados os

      códigos das falhas detectadas durante

      o teste, assim como os códigos

      armazenados na memória.

      • teste dinâmico -

      com motor em funcionamento, testa

      o motor de passo e o resto das fun-

      ções do sistema. no fim fornece os

      códigos das falhas detectadas durante

      o teste. estes códigos não são grava-

      dos na memória.

      durante o teste dinâmico deve ser

      executada a resposta dinâmica (ace-

      lerar até plena carga) e deve ser

      acionada a direção hidráulica, até o

      batente.

      • modo contínuo -

      com motor funcionando ou não.

      uma vez ativado, o teste é realizado

      continuamente até ser interrompido

      pelo operador.

      durante o teste, a uc verifica os

      circuitos do sensores quanto a curto

      ou interrupção. movimentando os

      cabos podem ser reproduzidas fa-

      lhas intermitentes. a detecção de

      falhas é indicada pelo scanner. as fa-

      lhas reconhecidas são gravadas na

      memória. para recuperar os códigos

      das falhas detectadas, executar o teste estático.

      obs.: para apagar as falhas armaze-

      nadas na memória, executar o

      teste estático por duas vezes

      consecutivas.

      características gerais do sistema

      tipo de injeção: monoponto

      medição da massa de ar:

      . velocidade/densidade: informação

      de carga do sensor de pressão do

      coletor (map)

      medição de rotação/fase:

      . sensor hall do distribuidor

      controle da marcha lenta:

      . motor de passo; controla a

      quantidade de ar pelo desvio

      controle da mistura:

      . sonda lambda aquecida

      corpo de borboleta:

      . corpo simples, com:

      • sensor de pos. da borboleta

      • sensor de temp. do ar

      • injetor (monoponto)

      • motor de passo

      • regulador de pressão

      sistema de combustível:

      . pressão: 1.0 bar (gasolina)

      1.5 bar (álcool)

      . vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)

      1,2 litros/ 30 seg (álcool)

      bomba de combustível:

      . interna ao tanque

      . regulador: no corpo de borboleta

      injetor:

      . resistência: 1,5 a 2,5 ohms

      relés do sistema:

      . potência (alimenta: relé da bomba;

      sensor de velocidade do veículo;

      válv. de purga; injetor; uc)

      . corte do a/c

      . bomba de combustível

      . partida à frio (motores à álcool)

      unidade de comando:

      . conector de 60 terminais

      sensores do sistema:

      . posição da borboleta

      . temperatura do motor

      . temperatura do ar

      . rotação

      . sonda lambda

      . velocidade do veículo

      . pressão do coletor

      . direção hidráulica

      atuadores do sistema:

      . injetor

      . bomba de combustível

      . motor de controle da marcha lenta

      . módulo de ignição (tfi)

      sistema de ignição:

      . convencional (c/distribuidor)

      . módulo de ignição (tfi)

      bobina de ignição:

      . resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms

      . resist. sec. : 7k a 9k ohms

      controle de emissões:

      . evaporativas: canister e válvula de

      purga

      sinais e controles auxiliares

      . sinal para relé do a/c

      1 Resposta Última resposta
      • W Offline
        W Offline
        wagnerls
        escreveu em última edição por
        #40

        nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.

        borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug

        borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.

        agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?

        se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?

        e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?

        por exemplo:

        o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.

        eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d

        abracao

        wagner luis

        :teteto:

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          dj_igor
          escreveu em última edição por
          #41

          acho que tem diferença sim…se vc notar no desenho ele já indica qual é o sinal e qual o terra...acredito que se inverter poderá ter problemas amigo...

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #42

            cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
              W Offline
              wagnerls
              escreveu em última edição por
              #43

              cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

              ah sim ate ranger usa :teteto:

              beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.

              hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores. :hauhau:

              abracao

              wagner luis

              ;)

              1 Resposta Última resposta
              • W Offline
                W Offline
                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #44

                quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                uma duvida

                posso ligar a tbi sem o retorno??

                explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                abracao

                wagner luis

                :hauck:

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #45

                  na emerencia, coloca o refil num latao, nao de cerveja, e uma mangueira de volta na lata tmb

                  carro do servico q para sem gasolina e acha de nao pegar com 4l no tanque, ja andei com o saquinho de combustivel do posto la dentro do cofre até chegar no posto :hauck: enquanto abastecia eu religava certo as mangueiras

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #46

                    quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                    uma duvida

                    posso ligar a tbi sem o retorno??

                    explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                    ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                    abracao

                    wagner luis

                    :hauck:

                    a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                    caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
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                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #47

                      a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                      caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                      valew flavio

                      e isso mesmo, to com bico branco e central gasola, quanto a pressao citei 2kg pq e o recomendado pro bico, mas com certteza deve precisar de mais pra alimentar.

                      bom, hoje fui pra santo andre e comprei mangueira e o resistor que precisa colocar nos fios da ignicao.

                      amanha se tiver tempo vou acabar de ligar e fazer os primeiros testes.

                      abracao

                      wagner luis

                      :hauck:

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                      • M Offline
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                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #48

                        se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                        quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #49

                          15 reais o metro é tenso ein, aqui o metro de tecalon custa isso…

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
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                            wagnerls
                            escreveu em última edição por
                            #50

                            se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                            quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                            retorno fechado que eu disse foi o da tbi, mas como eu uso dosador hp ficaria usando o retorno dele mesmo, regulando a pressao nele, mas como ja comprei mangueira vou fazer o ligamento correto.

                            com relacao a identificar o pino 1 dos sensores nao consegui nada ate agora, vou ligar e ver o que acontece.

                            abracao

                            wagner luis

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #51

                              agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                              fora que o risco de formar borra é grande...

                              pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
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                                wagnerls
                                escreveu em última edição por
                                #52

                                agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                fora que o risco de formar borra é grande...

                                pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                                pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                abracao

                                wagner luis

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  Ricardo
                                  escreveu em última edição por
                                  #53

                                  fora que o risco de formar borra é grande…

                                  formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                  e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #54

                                    pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                    abracao

                                    wagner luis

                                    eita, com essa mangueira gigaaaante o ponteiro de pressao de comb. num fica loko nao? pois ele é influenciado pela dilatacao da mangueira cumprida. pelomenos eu sofri com isso…

                                    meu manometro ficava entre um bico e o outro, ai estabilizou mais... e deposi que pus uma bomba perto (no paralamas) o manometro parecia que tinha gel, cabou vibraçao.

                                    formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                    e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

                                    o formato do suporte de bico mono é diferente dessas flautas returnless né? principalmente dessa novas para alcool…

                                    fora que no tbi mono, tudo que for apos bico vai ficar com alcool parado , ou seja, o dosador interno e os dutos internos até a outra ponta que é onde ele vai vedar.

                                    se fosse que usar uma tbi mono returnless, eu faria um v na linha bem perto do tbi e ligaria nas 2 pontas, assim o bico iria consumir alcool dos dois lados...

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #55

                                      wagner, vc vai turbinar com essa ie, alias, com ie e bomba de monza?

                                      se for, terá problemas com a bomba…

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #56

                                        wagner, vc vai turbinar com essa ie, alias, com ie e bomba de monza?

                                        se for, terá problemas com a bomba…

                                        oi tia

                                        o projeto turbo ainda nao ta pronto :p $$$$$ :hauhau:

                                        to colocando mais essa ie pq meu bura ta osso, meu 2e e a gasola e ta rodando no alcool ja faz mais de 2 anos, tava na elba turbo, e veio pro meu carro depois que vendeu ela.

                                        quando comprou o 2e ja tava todo corroido, agora nao tem mais carburador, so corrosao :hauck:

                                        mais pra frente pretendo colocar uma mi, quem sabe programavel dessas pando ou fueltreco.

                                        mas por enquanto vai rodar original mesmo, so vou colocar o 027.7 nela e mais nada por enquanto, a madeira que ta debaixo do meu banco pra ele nao cair no chao ta pedindo urgente que eu arrume o assoalho :ban:

                                        abracao

                                        wagner luis

                                        :ban:

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                                          #57

                                          eita, com essa mangueira gigaaaante o ponteiro de pressao de comb. num fica loko nao? pois ele é influenciado pela dilatacao da mangueira cumprida. pelomenos eu sofri com isso…

                                          meu manometro ficava entre um bico e o outro, ai estabilizou mais... e deposi que pus uma bomba perto (no paralamas) o manometro parecia que tinha gel, cabou vibraçao.

                                          sempre usei assim, na minha brasilia turbo eu usava assim, quando tinha um dosador de carburado eu sofria com o aumento de pressao de combustivel, ela subia muito, antes da turbina comecar a pressurizar mesmo.

                                          ai coloquei um dosador hp e consegui resolver o problema de linearidade, agora com relacao a mangueiras, eu uso de pu, ela nao dilata e nem incha :ban:

                                          nunca tive problemas nao com pressao de combustivel.

                                          abracao

                                          wagner luis

                                          :hauck:

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