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Injetando a brasilia - identificando o esquema

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  • W Offline
    W Offline
    wagnerls
    escreveu em última edição por
    #37

    wagnerls, me passa certinho o código do modulo dessa ie que eu te arranjo um esquema 100% garantido a prova de erros.

    tio

    nao tem muito o que passar:

    injecao fic eec-iv cfi-monoponto autolatina 95/96, saiu nos gol/parati/logus/escort/verona/pointer

    o modulo e o 377.906.021.be.

    o meu problema e identificar, nos conectores dos sensores quem e quem, por exemplo, o map tem tres fios, e nao tem nenhuma referencia no conector ou no map qual entra (+)/(-)/sinal entende??

    e tb como ligar aquela porra de modulo tfi (modulo da ignicao), afe ;) ja achei tres maneiras de ligar isso e todas pra essa mesma ie.

    meu medo e queimar essa tralha e ter que gastar mais ainda pra comprar outro modulo.

    abracao

    wagner luis

    :teteto:

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    • D Offline
      D Offline
      dj_igor
      escreveu em última edição por
      #38

      wagnão espero que lhe ajude

      1 Resposta Última resposta
      • D Offline
        D Offline
        dj_igor
        escreveu em última edição por
        #39

        caracteristicas

        • sistema de testes *

        módulo: eec iv

        cabo: cdu + eec iv - a

        (cdu = cabo diagnóstico universal)

        • teste estático -

        com ignição ligada, motor parado.

        realiza o teste do circuito dos

        sensores de posição da borboleta,

        de temperatura do ar e do motor, de

        pressão de coletor e da bomba de

        combustível.

        no fim do teste são apresentados os

        códigos das falhas detectadas durante

        o teste, assim como os códigos

        armazenados na memória.

        • teste dinâmico -

        com motor em funcionamento, testa

        o motor de passo e o resto das fun-

        ções do sistema. no fim fornece os

        códigos das falhas detectadas durante

        o teste. estes códigos não são grava-

        dos na memória.

        durante o teste dinâmico deve ser

        executada a resposta dinâmica (ace-

        lerar até plena carga) e deve ser

        acionada a direção hidráulica, até o

        batente.

        • modo contínuo -

        com motor funcionando ou não.

        uma vez ativado, o teste é realizado

        continuamente até ser interrompido

        pelo operador.

        durante o teste, a uc verifica os

        circuitos do sensores quanto a curto

        ou interrupção. movimentando os

        cabos podem ser reproduzidas fa-

        lhas intermitentes. a detecção de

        falhas é indicada pelo scanner. as fa-

        lhas reconhecidas são gravadas na

        memória. para recuperar os códigos

        das falhas detectadas, executar o teste estático.

        obs.: para apagar as falhas armaze-

        nadas na memória, executar o

        teste estático por duas vezes

        consecutivas.

        características gerais do sistema

        tipo de injeção: monoponto

        medição da massa de ar:

        . velocidade/densidade: informação

        de carga do sensor de pressão do

        coletor (map)

        medição de rotação/fase:

        . sensor hall do distribuidor

        controle da marcha lenta:

        . motor de passo; controla a

        quantidade de ar pelo desvio

        controle da mistura:

        . sonda lambda aquecida

        corpo de borboleta:

        . corpo simples, com:

        • sensor de pos. da borboleta

        • sensor de temp. do ar

        • injetor (monoponto)

        • motor de passo

        • regulador de pressão

        sistema de combustível:

        . pressão: 1.0 bar (gasolina)

        1.5 bar (álcool)

        . vazão: 0,85 litros/ 30 seg (gasolina)

        1,2 litros/ 30 seg (álcool)

        bomba de combustível:

        . interna ao tanque

        . regulador: no corpo de borboleta

        injetor:

        . resistência: 1,5 a 2,5 ohms

        relés do sistema:

        . potência (alimenta: relé da bomba;

        sensor de velocidade do veículo;

        válv. de purga; injetor; uc)

        . corte do a/c

        . bomba de combustível

        . partida à frio (motores à álcool)

        unidade de comando:

        . conector de 60 terminais

        sensores do sistema:

        . posição da borboleta

        . temperatura do motor

        . temperatura do ar

        . rotação

        . sonda lambda

        . velocidade do veículo

        . pressão do coletor

        . direção hidráulica

        atuadores do sistema:

        . injetor

        . bomba de combustível

        . motor de controle da marcha lenta

        . módulo de ignição (tfi)

        sistema de ignição:

        . convencional (c/distribuidor)

        . módulo de ignição (tfi)

        bobina de ignição:

        . resist. prim. : 0,3 a 0,5 ohms

        . resist. sec. : 7k a 9k ohms

        controle de emissões:

        . evaporativas: canister e válvula de

        purga

        sinais e controles auxiliares

        . sinal para relé do a/c

        1 Resposta Última resposta
        • W Offline
          W Offline
          wagnerls
          escreveu em última edição por
          #40

          nesse ai ta igual ao que eu fiz o chicote mesmo.

          borne 36 da uce no pino 2 da tfi com o shorting plug

          borne 56 da uce no pino 1 da tfi e no sinal do hall.

          agora uma outra pergunta, nos sensores, os de tres fios, o sinal vem pelo do meio, correto?

          se eu inverter o sinal +5v nos outros dois fios da algum problema? tipo queimar o sensor?

          e os de dois fiosó posso ligar de qualquer jeito? tanto faz sinal e massa?

          por exemplo:

          o motor de passo tem um conector com 4 fios pretos e a inscricao a/b/c/d, so que nao esquema nao tem nada, tipo o borne 13 no a, o 14 no b e por ai vai.

          eu liguei pela logica 13a/14b/31c/32d

          abracao

          wagner luis

          :teteto:

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
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            dj_igor
            escreveu em última edição por
            #41

            acho que tem diferença sim…se vc notar no desenho ele já indica qual é o sinal e qual o terra...acredito que se inverter poderá ter problemas amigo...

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #42

              cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

              1 Resposta Última resposta
              • W Offline
                W Offline
                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #43

                cara vou levantar a pinagem dos sensores… mas sabia que existe uma pancade d emodulo eec-ivó?? tem até mondeo com essa porcaria, por isso pedi o codigo do modulo...

                ah sim ate ranger usa :teteto:

                beleza, se conseguir vai matar a pau mesmo, to na maior duvida.

                hoje ja comeco a instalacao, vou fazer o retorno, colocar as sondas e colocar o modulo da uce no lugar ja, ai e so ligar os fios nos sensores. :hauhau:

                abracao

                wagner luis

                ;)

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  wagnerls
                  escreveu em última edição por
                  #44

                  quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                  uma duvida

                  posso ligar a tbi sem o retorno??

                  explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                  ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                  abracao

                  wagner luis

                  :hauck:

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #45

                    na emerencia, coloca o refil num latao, nao de cerveja, e uma mangueira de volta na lata tmb

                    carro do servico q para sem gasolina e acha de nao pegar com 4l no tanque, ja andei com o saquinho de combustivel do posto la dentro do cofre até chegar no posto :hauck: enquanto abastecia eu religava certo as mangueiras

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz
                      escreveu em última edição por
                      #46

                      quase tudo pronto…. so falta ligar o rele principal e colocar a tbi.

                      uma duvida

                      posso ligar a tbi sem o retorno??

                      explico, eu queria montar a tbi e ligar a mangueira que ta vindo do dosador nela e tampar o retorno da tbi, aumentar a pressao pra 2kg e ver se vai funcionar tudo direito.

                      ainda nao comprei a mangueira pra fazer o retorno, mangueira de injecao em auto-pecas e um estupro, 15 lulas o metro. e tava querendo testar as ligacoes, pq se eu queimar alguma coisa ja arranco tudo fora e mando la no meio da rua. :ban:

                      abracao

                      wagner luis

                      :hauck:

                      a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                      caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
                        W Offline
                        wagnerls
                        escreveu em última edição por
                        #47

                        a efeito de tests pode, mais essa inj trabalha com 1.0 nos modelos a gasolina e 1.5bar nos modelos a alcool com central alcool e bico verde

                        caso vc queira alimentar o motor com alcool porem central de gasolina, é bico branco na tbi, 11 de ponto inicial e 3.0bar (foi assim que andei por anos)

                        valew flavio

                        e isso mesmo, to com bico branco e central gasola, quanto a pressao citei 2kg pq e o recomendado pro bico, mas com certteza deve precisar de mais pra alimentar.

                        bom, hoje fui pra santo andre e comprei mangueira e o resistor que precisa colocar nos fios da ignicao.

                        amanha se tiver tempo vou acabar de ligar e fazer os primeiros testes.

                        abracao

                        wagner luis

                        :hauck:

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                          escreveu em última edição por
                          #48

                          se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                          quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
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                            menegotto
                            escreveu em última edição por
                            #49

                            15 reais o metro é tenso ein, aqui o metro de tecalon custa isso…

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
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                              wagnerls
                              escreveu em última edição por
                              #50

                              se ligar com o retorno fechado, a pressão vai subir até o limite da bomba… vai ser algo de 6 a 7 bar... em uns 10 minutos ela queima e já eras...

                              quanto as mangueiras só use sabó... é a unica que aguenta mesmo sem dilatar...

                              retorno fechado que eu disse foi o da tbi, mas como eu uso dosador hp ficaria usando o retorno dele mesmo, regulando a pressao nele, mas como ja comprei mangueira vou fazer o ligamento correto.

                              com relacao a identificar o pino 1 dos sensores nao consegui nada ate agora, vou ligar e ver o que acontece.

                              abracao

                              wagner luis

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #51

                                agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                fora que o risco de formar borra é grande...

                                pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
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                                  wagnerls
                                  escreveu em última edição por
                                  #52

                                  agora, existe historico desse bico esquentar quando usado por muito tempo sem retorno…

                                  fora que o risco de formar borra é grande...

                                  pq vc num junta o retorno da tbi no retorno atual do seu dosador?

                                  pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                  abracao

                                  wagner luis

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #53

                                    fora que o risco de formar borra é grande…

                                    formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                    e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #54

                                      pq eu uso o dosador la na frente proximo do tanque, mas a mangueira ta na mao ja, hoje acho que ja monto ela toda.

                                      abracao

                                      wagner luis

                                      eita, com essa mangueira gigaaaante o ponteiro de pressao de comb. num fica loko nao? pois ele é influenciado pela dilatacao da mangueira cumprida. pelomenos eu sofri com isso…

                                      meu manometro ficava entre um bico e o outro, ai estabilizou mais... e deposi que pus uma bomba perto (no paralamas) o manometro parecia que tinha gel, cabou vibraçao.

                                      formaria borra se o bico estivesse parado. funcionando eu acho meio difícil de formar…

                                      e tanto isso é fato que a grande maioria dos multipoint hoje me dia usa sistema returnless (sem retorno).

                                      o formato do suporte de bico mono é diferente dessas flautas returnless né? principalmente dessa novas para alcool…

                                      fora que no tbi mono, tudo que for apos bico vai ficar com alcool parado , ou seja, o dosador interno e os dutos internos até a outra ponta que é onde ele vai vedar.

                                      se fosse que usar uma tbi mono returnless, eu faria um v na linha bem perto do tbi e ligaria nas 2 pontas, assim o bico iria consumir alcool dos dois lados...

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                                        #55

                                        wagner, vc vai turbinar com essa ie, alias, com ie e bomba de monza?

                                        se for, terá problemas com a bomba…

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                                          #56

                                          wagner, vc vai turbinar com essa ie, alias, com ie e bomba de monza?

                                          se for, terá problemas com a bomba…

                                          oi tia

                                          o projeto turbo ainda nao ta pronto :p $$$$$ :hauhau:

                                          to colocando mais essa ie pq meu bura ta osso, meu 2e e a gasola e ta rodando no alcool ja faz mais de 2 anos, tava na elba turbo, e veio pro meu carro depois que vendeu ela.

                                          quando comprou o 2e ja tava todo corroido, agora nao tem mais carburador, so corrosao :hauck:

                                          mais pra frente pretendo colocar uma mi, quem sabe programavel dessas pando ou fueltreco.

                                          mas por enquanto vai rodar original mesmo, so vou colocar o 027.7 nela e mais nada por enquanto, a madeira que ta debaixo do meu banco pra ele nao cair no chao ta pedindo urgente que eu arrume o assoalho :ban:

                                          abracao

                                          wagner luis

                                          :ban:

                                          1 Resposta Última resposta

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